Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Professora é barriga solidária da própria filha e dá à luz neta

Com 37 semanas, Maria Clara nasceu em um hospital particular de Florianópolis

Por Da Redação
25 ago 2021, 15h34

Aos 53 anos, Rosicléia de Abreu Carlsem deu à luz a própria neta, na última quinta-feira (19), graças à reprodução assistida. Devido a uma embolia pulmonar e trombose venosa profunda, Ingrid Carlsem, sua filha de 29 anos, tinha risco de morte caso tivesse uma gravidez, como contou ao G1.

Antes do diagnóstico, mãe e filha já conversavam sobre o assunto. Ao ver a reportagem de uma sogra que gerou a própria neta, Ingrid questionou a mãe se ela faria isso se um dia fosse preciso e a resposta foi positiva.

Por meio de uma vaquinha online, venda de máscaras e panos de prato, a vinda de Maria Clara ao mundo foi possível, já que para o procedimento eram necessários 35 mil reais. O hospital que fez a coleta dos óvulos e a clínica que fez a inseminação também fizeram doações à família. 

Veja também: Uma pandemia no caminho do sonho de ser mãe

Ingrid e o marido Fabiano Chaves acompanharam a vinda da filha que nasceu com 49 centímetros e pesando 3,310 quilos, às 11h, em um hospital de Florianópolis.

Continua após a publicidade
Bebê
Maria Clara neta de Rosicléia e filha de Ingrid (|NSC TV/Reprodução)

“Eu acredito que a palavra mais próxima de tudo é gratidão. Essa [neta] será mimada da mesma forma, com o diferencial de que ela saiu da mesma barriga que um dia já saiu a mãe dela”, comemorou Rosicléia.

Para Ingrid não há palavras para agradecer a atitude da genitora. “O gesto da minha mãe foi de grandeza, de uma mulher nobre, talvez mesmo eu tentando mencionar ou descrever em palavras, jamais conseguirei especificar o quão valiosa ela é para mim”,disse. 

Mãe e filha
Mãe e filha antes do parto de Maria Clara (|Prefeitura de Florianópolis/Divulgação)

O procedimento do útero de substituição é permitido somente quando mulheres não conseguem engravidar por problemas de saúde ou fertilidade. As duas pessoas envolvidas no procedimento precisam se conhecer e não pode haver nenhum tipo de pagamento para tal atitude.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.