Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Paciente toca violino enquanto faz cirurgia para preservar movimentos

A violinista Dagmar Turner, 53 anos, realizou o procedimento cirúrgico para retirar um tumor no cérebro

Por Da Redação
Atualizado em 19 fev 2020, 20h11 - Publicado em 19 fev 2020, 20h07

A decisão de uma equipe médica, em Londres, durante uma cirurgia para a remoção de um tumor cerebral rompeu com todos os protocolos. A paciente Dagmar Turner, 53 anos, foi operada enquanto tocava violino durante a pedido dos profissionais que a acompanhavam.

Antes de começar o procedimento, a violinista tocou o instrumento para os médicos identificarem as áreas de seu cérebro, responsáveis ​​pelo controle da linguagem e do movimento, que estavam ativas. Quando a cirurgia começou, Dagmar era acordada para executar alguns movimentos, como tocar o violino, para “garantir que os cirurgiões não danificassem áreas cruciais do cérebro que controlavam os delicados movimentos das mãos”, explicou o hospital em nota.

Keyoumars Ashkan, músico e neurocirurgião responsável pela cirurgia de Turner, explicou a escolha inusitada da participação do violino. “Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar”, afirmou. Sobre o resultado do procedimento, ele comemora: “Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na mão esquerda”.

Integrante da Orquestra Sinfônica de Isle of Wight e de outros corais londrinos, Dagmar deixou o hospital três dias após a cirurgia. Para a TIME, a musicista disse que esperar retornar às suas atividades o quanto antes. “O pensamento de perder minha capacidade de tocar era de partir o coração, mas, sendo músico, o professor Ashkan entendeu minhas preocupações. Ele e a equipe da King’s fizeram o possível para planejar a operação”, agradeceu.

Continua após a publicidade

Veja o momento:

View this post on Instagram

A patient at a British hospital played the violin during brain surgery so doctors could preserve her ability to play music. Dagmar Turner, who is a professional violinist, had a tumor removed from the right frontal lobe near an area of the brain that controls the delicate movements in the left hand. Surgeons successfully removed over 90% of the tumor without damaging Turner’s fine motor skills. “I’m hoping to be back with my orchestra very soon,” Turner said after the surgery.

A post shared by CNN (@cnn) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.