Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que é felicidade para você? Quatro personalidades respondem

Personagens escrevem sobre o tema com exclusividade para CLAUDIA. O resultado, você confere aqui:

Por Liliane Prata
Atualizado em 12 abr 2017, 16h23 - Publicado em 4 set 2016, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na mira desde os filósofos da Grécia Antiga até os cientistas de hoje, passando por gurus e por todos nós, ela jamais sai de moda. E talvez nunca tenha sido tão desejada. Respire fundo e inspire-se para ir atrás da sua:

    Publicidade

    Bruna Lombardi, atriz e autora do livro O Jogo da Felicidade (Sextante)

    Publicidade

    “Todas as nossas ações têm como objetivo maior alcançar a felicidade. Desde uma simples compra até uma grande jornada, você faz o que faz na esperança de que aquilo a deixe mais feliz de alguma maneira – trazendo mais autoconhecimento, deixando-a mais bonita… Estamos vivendo uma época muito conturbada, uma avalanche enorme de notícias ruins, e essa busca mais do que nunca é necessária. Não significa ter prazer o tempo todo e não é um lugar aonde se chega. É a maneira como se percorre o caminho.”

    Ivan Martins, escritor

    Publicidade

    “A felicidade é uma ilusão perigosa. Por trás dela existe a suposição de sentimentos e momentos perfeitos e duradouros. Mas essa ideia de perfeição é nociva, porque contradiz a vida. O ideal de felicidade é uma utopia que paralisa e entristece. Tente lembrar de quando você foi feliz. Quando esteve inteiramente satisfeita com a sua vida? Suspeito que nunca. Mesmo com a pessoa que ama, num trabalho que gosta, a gente se angustia porque não é feliz da maneira prevista. Ou falta sexo, ou sobra trabalho, ou faltam filhos, ou o dinheiro anda curto. Sempre falta alguma coisa. Acho que para usufruir melhor da vida a gente poderia trabalhar com uma ideia modesta de felicidade. Ou esquecer a palavra por completo. Deveríamos aproveitar os momentos alegres que a vida nos dá e entender que é isso que se pode esperar. Momentos maravilhosos, períodos bons, anos legais, mas felicidade, não. Isso não existe.

    Continua após a publicidade

    Letícia Wierzchowski, escritora

    Publicidade

    “Eu nunca tive uma imagem grandiloquente da felicidade… Pelo contrário, felicidade, para mim, é uma coisa bem pequena, invisível aos olhos, uma sustentação, uma força, como a coluna vertebral para um corpo. Ela não reluz e não pode ser exibida por aí – ela está apenas. Ser feliz é não trair a si próprio – contando com uma ajudinha da vida, que às vezes nos dá uma rasteira e, num tropeço, lá se foi a felicidade da gente, sumiu, quebrou, evaporou-se. Felicidade é uma plenitude que se manifesta no cotidiano quando temos a sorte de estar no tabuleiro certo, jogando com os peões que nós mesmos elegemos, aos quais amamos e pelos quais zelamos.”

    Clarice Niskier, atriz

    Publicidade

    A felicidade é um sentimento simples ligado à alegria de viver, que, por sua vez, está relacionada à percepção de uma conspiração favorável que harmoniza esforços pessoais e acontecimentos externos, possibilitando a realização de um sonho ou de uma necessidade da melhor maneira. É também um sentimento profundo pelo outro. Receber uma boa notícia em relação a alguém que você gosta ou em relação à sociedade em que você vive e luta. Felicidade é o oposto da má noticia. É a boa notícia.”

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.