Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nenhum negro vai levar o Oscar de melhor atuação – e isso, infelizmente, não é novidade

Dos 20 indicados, todos são brancos. As mulheres também estão de fora da disputa de melhor diretora. E essa história não é exclusividade da premiação deste ano.

Por Gabriela Abreu (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 00h30 - Publicado em 19 jan 2016, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ainda não sabemos quais os vencedores, mas a certeza é de que a maioria serão homens brancos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood disponibilizou na última quarta-feira (14) a lista de indicados das 24 categorias. Porém, nas quatro destinadas às melhores atuações (Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante) não há nenhuma atriz ou ator negros. 

    Publicidade

    A falta de representatividade se estende também às mulheres: somente 24% dos indicados neste ano, apurou Hollywood Reporter. Na história do Oscar, apenas quatro foram indicadas a melhor direção e nenhuma ao prêmio de melhor direção de fotografia. No ano passado, ignoraram Ava Duvernay diretora de Selma – Uma Luta Pela Igualdade (sobre uma das marchas de Martin Luther King Jr). Entre as minorias, as atrizes transgênero Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez, ambas por “Tangerine” e o porto-riquenho Benicio Del Toro por “Sicario: Terra de ninguém” também ficaram de fora.

    Publicidade

    Antes do anúncio, cotavam como indicados nomes como Will Smith, pelo filme “Um homem entre gigantes” e Samuel L. Jackson, por “Os oito odiados” – o que não aconteceu.

    Infelizmente, a exclusão não é inédita: em 2015, a hashtag #OscarSoWhite (#OscarMuitoBranco) ganhou as redes sociais mostrando a indignação dos fãs de cinema. Já nesta segunda-feira (18), o premiado diretor norte-americano Spike Lee declarou que não irá participar da premiação por causa da falta de diversidade. “Como é possível, pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos?” questiona Spike. “A batalha real está nos escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão a cabo, porque são eles que eles têm o poder de realizar projetos”, diz. “É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirma o cineasta. A atriz a atriz Jada Pinkett Smith também se manifestou e disse não ir à premiação, que acontece no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos.

    Publicidade

    A questão nunca foi falta de talento, é claro, mas falta de espaço. Vale lembrar o discurso da atriz Viola Davis – primeira negra a levar o prêmio de Melhor Atriz Dramática no Emmy Awards, em 2015. “A única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”, ressaltou. 

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    A ameaça de boicote chegou a presidente da instituição, Cheryl Boone Isaacs que, em nota, prometeu mudanças no ingresso de novos membros na Academia, com uma atenção especial à diversidade, seja de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.