Marca britânica lança linha de bonecas com deficiência
Fabricante Makies oferece brinquedos personalizados, com marcas de nascença, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos
Bonecas que se pareçam com pessoas reais. Essa era a proposta da fabricante de brinquedos britânica Makies ao lançar uma linha de bonecas com deficiência.
A marca se inspirou na campanha virtual Toy Like Me, que incentivava os pais de crianças com diferentes tipos de deficiência a personalizarem os brinquedos para se parecerem mais com as crianças. A campanha ganhou as redes sociais e milhares de pais compartilharam fotos do resultado de suas customizações.
Inspirada pelo movimento, a Makies lançou uma linha oficial de bonecas com aparência customizável. A proposta é oferecer às crianças com deficiência a possibilidade de ter um brinquedo que realmente se pareça com ela. Nada de bonecas com maquiagem carregada, corpos esbeltos e imagem hipersexualizada. As bonecas da Makies têm rostos infantis e usam roupas de criança.
A empresa usou a tecnologia de impressão 3D para criar objetos como aparelhos auditivos, andadores, cadeiras de rodas e marcas de nascença faciais para as bonecas. Os pais podem também encomendar bonecas com características específicas.
Em nota, a empresa afirmou que espera que o projeto possa oferecer uma representação mais positiva das crianças através de seus brinquedos. “Isto vai ajudar a tornar a nossa sociedade mais inclusiva, e as crianças com deficiência vão parar de tentar seguir padrões de beleza impossíveis”, ressaltaram os representantes da Makies.