Luta pela igualdade de gêneros é tema em concurso de cartoon
Ilustradores e estudantes de arte criaram imagens sobre os direitos das mulheres. Confira os vencedores e semi-finalistas
Com o objetivo de levantar a discussão sobre a desigualdade de gêneros em diferentes países, a UN Women (entidade das Nações Unidas para empoderamento da mulher), em parceria com a Comissão Europeia, a Belgian Development Cooperation e a UNRIC, lançou, em abril deste ano, o concurso “Comic and Cartoon Competition on Gender Equality”.
Ilustradores e estudantes de arte entre 18 e 28 anos foram convidados a criar imagens que representassem os direitos das mulheres. A regra era clara: todos os desenhos precisavam passar as mensagens sem utilizar palavras
A competição chegou ao fim neste mês com obras incríveis. O vencedor foi o espanhol Emilio Morales Ruiz, que ilustrou um garota enchendo uma bexiga do símbolo do gênero feminino para que ela ficasse na mesma altura da bexiga que representa o símbolo masculino. “A igualdade é um direito inegável. A desigualdade de gênero é, portanto, uma realidade que temos de acabar imediatamente”, ele argumentou.
Confira abaixo o que os ganhadores e semi-finalistas falaram sobre suas obras:
1º Lugar
Emilio Morales Ruiz, Espanha
“A desigualdade de gênero ainda é visível hoje. Mesmo os mais pequenos atos são passos importantes para resolver este problema global”
2º Lugar
David Ibáñez Bordallo, Espanha
“Parem de contar histórias, vocês são superpoderosas”. Na ilustração, a chapeuzinho vermelho derrota o lobo mau, que representa o machismo.
3º Lugar
Samuel Akinfenwa Onwusa, Espanha
“Meu quadrinho reflete a rejeição e a intolerância que as mulheres enfrentam em entrevistas de emprego, ignorando a educação ou o conhecimento que elas têm para o cargo”
Semi-finalista
Aleksi Siirtola, Finlândia
“Minha imagem mostra como as mulheres (de diferentes lugares do mundo) podem trabalhar pela igualdade sem comprometer quem são. O objetivo da igualdade é universal”.
Semi-finalista
Agata Hop, Polônia
“A tirinha retrata a triste realidade atual de uma maneira divertida. Enquanto o homem está em uma escada rolante para o sucesso, a mulher escala uma escada carregando um monte de carga”