Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Idosas passaram oito anos escavando ao redor da casa com pá de pedreiro

Vizinhos contam que elas retiravam a terra em volta da residência, colocavam em baldes e jogavam o barro na rua

Por Da Redação
Atualizado em 10 dez 2020, 10h47 - Publicado em 12 jul 2019, 15h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Duas idosas, que são irmãs, passaram cerca de oito anos escavando ao redor da casa em que moravam usando uma pá de pedreiro. Vizinhos contam que elas retiravam a terra em volta da residência, colocavam em baldes e jogavam o barro na rua, no bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.

    Publicidade

    As irmãs foram retiradas da casa na terça-feira (9), foram levadas para uma casa alugada pela família e estão recebendo assistência psiquiátrica desde quarta-feira (10), de acordo com a Assistência Social de Maceió (Semas).

    Publicidade

    Segundo a assistente social Adriana Barbosa de Oliveira, ao tomar conhecimento da situação a equipe de assistência social se esforçou para localizar a família e acionar a rede pública de serviços para garantir que as irmãs recebessem os cuidados necessários.

    “Na averiguação do problema constatamos que o vínculo familiar das idosas, que viviam em companhia de uma neta adolescente, que também tem problemas, estava rompido. Mesmo assim, conseguimos reatar a relação familiar e os parentes alugaram um imóvel para abrigá-las, já que a casa onde elas viviam está com a estrutura comprometida. Com isso, uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e uma psiquiatra foram acionadas para dar assistência à família e as idosas”, detalhou Adriana Oliveira ao G1.

    Publicidade
    Casa sem barro
    As irmãs foram retiradas da casa onde moram e levadas para um imóvel alugado por parentes (TV Gazeta/Reprodução)

    Com transtornos mentais, as irmãs cavaram um fosso ao redor da casa com mais de um metro de altura, comprometendo a estrutura de imóveis do entorno, que, segundo vizinhos, começaram a apresentar rachaduras.

    Continua após a publicidade

    Após ambas saírem do imóvel, a Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) disse que, após uma equipe fazer a vistoria no local, foi recomendado o aterro da área para evitar mais danos aos imóveis vizinhos.

    Publicidade

    O caso ganhou notoriedade depois que o vereador de Maceió Siderlane Mendonça postou o caso em uma rede social.

    Equipe de saúde investiga possível negligência

    As equipes de saúde que estão acompanhando o caso questionam se houve negligência por parte da família, já que os relatos são de que as irmãs estavam fazendo as escavações há oito anos.

    Publicidade

    “Vamos dizer negligência, mas a gente não sabe também. Às vezes se trata de pessoas que presenciam, mas têm medo de se aproximar, têm medo de alguma reação. A gente não sabe se essas senhoras já fizeram tratamento antes”, disse a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Noraci Pedrosa (Caps), Rita de Cássia Pedrosa, também ao G1.

    “O que soubemos é que as duas irmãs têm transtornos e uma sobrinha faz uso de drogas. Se a gente detectar que isso acontece, também vamos encaminhar a sobrinha para tratamento”, contou a coordenadora do Caps.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A profissional ainda fez um alerta para quem conhece casos semelhantes. “Qualquer pessoa que detectar um problema como esse pode procurar o Caps, pode procurar até a Secretaria Municipal de Saúde, que lá eles vão encaminhar para a gente do Caps, pode procurar a Defensoria Pública e qualquer órgão que possa ajudar. Até a família pode fazer isso. E se a família não fizer, que um vizinho faça, mas que tome alguma providência e não deixe que aconteça algo pior”, disse Rita.

    Leia também: Mulher é morta e é encontrada com “recado” na barriga

    + Vídeo: Barragem se rompe em cidade na Bahia e deixa moradores desabrigados

    Síndrome de burnout: Izabella Camargo conta a sua história no podcast “Senta Lá CLAUDIA”

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.