Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ao menos 135 mulheres foram estupradas por dia em 2017

O número alto, entretanto, não é definitivo. A subnotificação da violência sexual abre brecha para que essa estatística seja ainda maior

Por Isabella Marinelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 out 2017, 13h35

O Brasil registrou 49.497 casos de estupro no ano passado. Isso significa que 135 mulheres foram sexualmente violentadas todos os dias em 2016. Os dados foram levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados nesta segunda-feira (30). O número, porém, deve ser ainda maior devido há grande subnotificação dessas ocorrências.

No mesmo ano, foram registrados 4.657 assassinatos de mulheres, sendo 533 deles enquadrados como feminicídio. Sancionada em 2015, a lei federal deu ao crime o caráter de hediondo. Ela aumenta a pena por homicídio, que é de 6 a 20 anos de prisão, para 12 a 30 anos em casos em que as motivações para o homicídio são relacionadas à condição de ser mulher“Ele acontece quando ela viola uma das leis do patriarcado: da fidelidade, que não lhe permite romper com o homem, ou da submissão, que não lhe dá permissão de conduzir a própria vida. Na verdade, trata-se de um crime de ódio contra todas, estimulado pela quase total indiferença do Estado e da própria sociedade”, explicou a promotora Silvia Chakian a CLAUDIA

Já para a delegada Marcela Ortiz, da Delegacia de Homicídios da Capital, no Rio de Janeiro, tratam-se de tragédias anunciadas. “O crime acontece, majoritariamente, dentro das casas e entre familiares e, não raro, a vítima já estava imersa em um contexto de violência doméstica desde a infância – um ciclo repetido nas gerações seguintes. Sem políticas de educação de gênero, os padrões tendem a se repetir”, afirma. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.