Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Maridos são culpados por 30% dos assassinatos de mulheres em SP

Estado registrou 272 assassinatos de mulheres entre janeiro e junho de 2017, sendo um terço dos casos semelhantes ao da juíza Claudia Zerati

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 abr 2024, 13h49 - Publicado em 22 ago 2017, 16h06

Os primeiros seis meses do ano contabilizaram 272 assassinatos de mulheres no estado de São Paulo. Em um terço dos casos, as mortes foram provocadas por maridos e companheiros das vítimas. O número é baseado em dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), compilados pelo SPTV, nesta terça-feira (22).

Segundo a SSP, no estado, 83,7% das vítimas de homicídio são homens, 14,1% mulheres e 2,2% não identificados.

Porém, quando observa-se o número de homicídios entre casais, a taxa de mortes femininas aumenta: 70,1% das vítimas são mulheres e 29,9% são homens.

O feminicídio – homicídio de mulheres em razão do desprezo ao gênero – é considerado crime desde 2015, quando foi promulgada a lei que altera o Código Penal brasileiro para sua tipificação.

Feminicídio

VI – contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:
§ 2o-A Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I – violência doméstica e familiar;
II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Código Penal

Estimativa do Mapa da Violência de 2015 aponta que sete mulheres são mortas todos os dias vitimadas pelo feminicídio no país.

Continua após a publicidade

Leia mais: Por dia, 10.800 mulheres são vítimas de agressão no Brasil

Casos recentes

Só o Estado de São Paulo registrou quatro casos nos últimos dois dias. Na segunda-feira (21), um policial militar matou a ex-esposa depois de uma discussão do casal no bairro do Canindé, região Norte da capital paulista.

No outro extremo da cidade, no bairro Jardim Ângela, uma mulher foi morta por estrangulamento pelo namorado ainda na tarde de segunda.

No mesmo dia, durante a madrugada, o ajudante de serviços gerais Antônio de Souza, 62 anos, foi preso após agredir e matar a esposa, Maria do Carmo Cândido, 67 anos, na Vila Brasilândia, Zona Norte.

Leia mais: Três homens contra Mayara Amaral. Ela está morta. Carbonizada

No fim de semana, o delegado Cristian Lanfredi, 42 anos, disparou contra a esposa Claudia Zerati, 46 anos, juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Franco da Rocha. Os tiros levaram a magistrada à morte.

Continua após a publicidade

Depois do crime, o ex-funcionário da Assembleia Legislativa se suicidou no apartamento do casal no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo.

A morte de Claudia provocou comoção no setor em que trabalhava. O Tribunal Regional do Trabalho divulgou nota lamentando o falecimento da juíza.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra) também se pronunciaram.

Em nota, as associações lembraram que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de país onde mais ocorrem feminicídios. “Pelos dados do Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados no Brasil em 2013, 50,3% foram cometidos por familiares (33,2% pelo parceiro). O machismo mata.

Leia mais: Lei Maria da Penha completa 11 anos com vitórias e dificuldades

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.