Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Dá para eliminar preconceitos de uma sociedade com o humor”

Vencedora do Prêmio CLAUDIA 2011, Daniela Biancardi fala de seu trabalho como palhaça e da experiência em regiões de situação de risco e miséria

Por Carolina Scatolino
22 ago 2017, 18h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Daniela Biancardi é uma graça só. A paulistana, vencedora do Prêmio CLAUDIA 2011 na categoria Cultura é palhaça profissional. Sua missão é arrancar gargalhadas – ou, no mínimo, sorrisos – mundo afora.

    Publicidade

    Ela é a primeira brasileira a entrar para a ong internacional Palhaços Sem Fronteiras, que faz apresentações a crianças em condições extremas, que vivem em regiões onde há guerra, miséria e epidemias.

    Publicidade

    Confira abaixo momentos do bate papo com a editora de CLAUDIA Liliane Prata, no Live gravado ao vivo e que foi ao ar em nossa página no Facebook na última sexta-feira (18).

     Nasce uma palhaça

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Daniela começou a vida nos palcos ainda menina, incentivada pela mãe a participar de um curso de teatro: “Minha mãe foi fundamental no meu percurso, porque ela é uma mulher que atravessa fronteiras”, afirmou. Ela ainda contou um fato curioso sobre o início de sua carreira.

    Na tentativa de encenar tragédias, acabava provocando o riso dos colegas de ensaio: “As pessoas riam muito de mim nas improvisações e eu ficava muito ofendida”, contou. “Depois fui me conscientizando, meu corpo foi amadurecendo… Até que realmente me tornei palhaça”.

    Publicidade

    Riso para todos

    Continua após a publicidade

    Na entrevista, a artista contou sobre sua experiência como integrante da trupe irlandesa Palhaços Sem Fronteiras. Em uma das expedições, ela passou setenta dias na África do Sul e em Lesoto, um reinado africano.

    Publicidade

    Na ocasião, chocou-se com o que viu, sobretudo no segundo país, assolado pela epidemia de Aids. “Vi uma das coisas que mais me tocaram: crianças órfãs, aldeias inteiras de crianças órfãs de pais”, lamentou a palhaça.”É delicado. A criança não ri, não brinca”.

    O papel do humor

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Dá para eliminar preconceitos de uma sociedade com o humor”, avaliou a artista. Ela citou humoristas brasileiros conhecidos em usar o riso para fazer duras críticas à sociedade, como Millôr Fernandes, Jô Soares, e Chico Anysio. Grande Otelo também foi mencionado pela atriz como um dos grandes comediantes do nosso país. E defendeu que é preciso estudar e encarar a comédia como uma profissão: “Uma coisa é você ser risível, outra coisa é você se profissionalizar”.

    O impacto do Prêmio CLAUDIA

    “O Prêmio CLAUDIA é uma coisa muito especial. Eu chorei no palco”, contou Daniela. Segundo ela, a premiação tem também um valor simbólico, já que CLAUDIA faz parte da história das mulheres de sua família.

    Continua após a publicidade

    “Minha mãe, minhas tias, minha avó compravam. E, aí, você fazer parte, simbolizar isso, é uma forma de multiplicar saber, de ampliar a dimensão crítica. É significativo e, para mim, mudou muita coisa. Eu nunca recebi um Prêmio dessa dimensão”.

    O Prêmio também trouxe novas amizades. O estilista Fause Haten, que estava presente na cerimônia de entrega, procurou Daniela ao fim da premiação, interessado em ter aulas com ela. Acabaram tornando-se grandes amigos.

    Quer assistir a entrevista completa? É só dar play:

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.