Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cruzeiro estampa dados sobre violência contra mulher em uniforme

No Dia Internacional da Mulher, clube mineiro entrou em campo com mensagens sobre assédio e agressões

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 mar 2017, 15h34 - Publicado em 9 mar 2017, 13h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O futebol brasileiro ainda é marcado por um ambiente majoritariamente machista. No entanto, algumas iniciativas buscam mudar essa realidade e ressaltar a importância feminina na sociedade e no esporte.

    Publicidade

    No Dia Internacional da Mulher, o Cruzeiro surpreendeu ao entrar em campo no último jogo do clube, válido pela Copa do Brasil. Durante a partida, os jogadores do time mineiro vestiram camisas estampadas com frases que traziam mensagens de alertas sobre a realidade da violência contra a mulher.

    Publicidade

    O jogo do time mineiro aconteceu na última quarta-feira (8) contra o Murici, de Alagoas, válido pela terceira fase do torneio nacional.

    Publicidade

    Os números que estampam a camiseta dos jogadores foram transformados em taxas e dados, sendo acompanhados por frases como “A cada 2h uma é morta”, “A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio”, “A cada 11 minutos, um estupro”, “Apenas 9 em cada 100 deputados” e “Salários 30% menores”.

    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Twitter)

    As informações para a ação foram fornecidas pela  ONG Azmina, que busca formentar o empoderamento feminino. “Muita gente pensa que a luta pelos direitos das mulheres não faz mais sentido. Mas os dados que os jogadores vão exibir mostram o quanto essa questão segue sendo atual”, disse Letícia Bahia, diretora institucional da ONG Azmina ao El País.

    Publicidade

    Repercussão

    A iniciativa do Cruzeiro repercutiu positivamente não apenas entre as mulheres no Brasil, como outros times reconheceram a atitude do time.

    Clubes como América-MG, Paraná, Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Avaí e Paysandu mandaram mensagens para o time, via Twitter, parabenizando a campanha.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além disso, a campanha repercutiu internacionalmente. O The Guardian – um dos principais jornais da Inglaterra – destacou a proposta do Cruzeiro e lembrou que a Raposa é um dos mais respeitados clubes brasileiros, tendo produzido inúmeros atletas de ponta – como o ex-jogador Ronaldo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além da vitória na iniciativa, o Cruzeiro também acabou ganhando a partida de ontem. O clube bateu o Murici por 2 a 0, com gols de Manoel e Ábila.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.