Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Time feminino do Corinthians ganha menos de 1% do prêmio masculino

A equipe campeã do Brasileiro feminino levará 290 mil reais, enquanto o vencedor da Série A receberá 33 milhões

Por Da Redação
Atualizado em 27 set 2021, 19h23 - Publicado em 27 set 2021, 11h46

O campeonato Brasileiro de futebol feminino teve a sua final neste domingo (26), consagrando o time do Corinthians como tricampeão. A equipe de Itaquera venceu o Palmeiras por 3 a 1, com gols de Adriana, Vic Albuquerque e Agustina, que marcou contra. Camilinha foi a responsável por balançar a rede pelo alviverde.

Além dos troféus, as equipes que disputaram a final levaram para casa uma premiação em dinheiro. 290 mil reais para o primeiro colocado e 190 mil para o segundo.

Em relação aos anos anteriores, a quantia subiu. De 2020 para este ano, o aumento foi de 57%. No primeiro momento, a informação é positiva, mas, diante da realidade do futebol masculino, nos deparamos com um cenário assustador de desigualdade de gênero. Segundo o UOL, o valor é apenas 0,87% dos 33 milhões destinados ao campeão masculino.

Para se ter uma ideia mais nítida da falta de equiparação, a equipe masculina, que ocupa a sexta posição na tabela do campeonato deste ano no momento, ganharia 24,7 milhões de reais, caso a competição terminasse hoje. Já a feminina, se finalizasse a disputa na mesma colocação, receberia apenas 55 mil reais.

Continua após a publicidade

O valor da premiação na competição feminina também é impactado por uma defasagem de contratos, como o de direito ao nome e transmissão, que costumam deixar a quantia da masculina mais robusta.

Na Libertadores, a disparidade também não é novidade. As jogadoras da Ferroviária, que ganharam a competição em 2020, por exemplo, proporcionaram ao time o valor de 469 mil reais, enquanto o campeão masculino Palmeiras recebeu cerca de 127,7 milhões de reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.