Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As baratas estão se tornando imunes a inseticidas, diz estudo

O estudo mostrou que as baratas podem desenvolver uma resistência aos compostos químicos

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h12 - Publicado em 3 jul 2019, 14h29

Um estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, afirma que as baratas da espécie Blatella germanica L. (Barata alemã) estão cada vez mais resistentes a vários tipos de inseticidas. Os agentes químicos usuais já não são suficientes para controlar a praga urbana.

O experimento realizado fazia um rodízio de diferentes inseticidas para observar como eles atuavam em áreas infestadas de baratas. O resultado provou que, mesmo quando uma população de baratas é controlada por um primeiro inseticida, as seguintes gerações podem desenvolver resistência cruzada aos compostos químicos e aumentar dentro de meses.

Segundo os cientistas, a situação segue os preceitos da Teoria da Evolução, de Charles Darwin, em que os exemplares mais fracos de uma espécie são eliminados por algum fator e somente os mais fortes e resistentes continuam vivos. Assim, os mais fortes se reproduzem e com o tempo a espécie adquire as novas características mais resistes. Por isso, surgem “superbaratas” muito difíceis de eliminar.

Para Michael Scharf, um dos responsáveis pelo estudo, os resultados são surpreendentes. “Baratas que desenvolvem resistência a múltiplas classes de inseticidas de uma só vez tornarão o controle dessas pragas quase impossível apenas com produtos químicos”, afirmou.

Continua após a publicidade

As baratas apresentam um risco real para a saúde dos seres humanos. Elas podem provocar asma e rinite, além de servir de vetor para algumas doenças, como E. Coli e a Salmonella. Por isso, os estudiosos recomendam o uso de armadilhas mais complexas e melhorias no saneamento básico associadas aos inseticidas para se livrar delas.

“Alguns desses métodos são mais caros do que usar apenas inseticidas, mas se esses inseticidas não vão controlar ou eliminar uma população, você está apenas jogando dinheiro fora. Combinar vários métodos é a maneira mais eficaz de eliminar baratas”, explica Scharf.

Leia mais: Instagram, Facebook e Whatsapp enfrentam problemas nesta quarta (3)

Continua após a publicidade

+ Príncipe é encontrado morto em Londres

Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.