Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Anvisa emite alerta de que 50 Ervas Emagrecedor está proibido no Brasil

Mulher de 42 anos faleceu após ingerir o produto, que não está regularizado como medicamento

Por Da Redação
7 fev 2022, 10h04

Na última sexta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre os produtos 50 Ervas Emagrecedor, lembrando que eles estão proibidos no país desde 2020. O reforço foi feito após a morte de uma mulher de 42 anos, na quinta-feira (3), ligada à ingestão do emagrecedor.

Conforme divulgado por Veja, após ingerir o composto que promete perda de peso, a vítima, que não tinha problemas prévios de saúde, sofreu uma lesão irreversível no fígado e precisou de um transplante de urgência. Mesmo após receber um novo fígado, o corpo da paciente rejeitou o órgão e ela faleceu.

Atividade clandestina

Bastante procurados para reforço do emagrecimento, os produtos com com a marca 50 Ervas Emagrecedor foram proibidos porque alguns de seus ingredientes só podem ser utilizados em medicamentos, como fitoterápicos, e não em suplementos alimentares. Entre estes componentes estão o chapéu de couro, cavalinha, douradinha, salsa parrilha, carobinha, sene, dente de leão, pau de ferro e centelha asiática.

No alerta, a agência reforçou que “qualquer produto com propriedades terapêuticas, por exemplo, com a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da Anvisa”. Além disso, o comércio deste tipo de produto só deve acontecer em farmácias ou drogarias, e ao fugir desta regra o comércio é considerado uma atividade clandestina.

Continua após a publicidade

Para proteger a sua saúde, a dica é ficar de olho nos componentes dos produtos que prometem reforçar a perda de peso, e sempre consultar um médico antes de incluí-los na dieta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.