Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Alunas denunciam frases contra lésbicas e negros em banheiro de faculdade

"Fora preta sapatão" e "odeio preto" são algumas das inscrições; Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo afirma que sindicância será aberta

Por Da Redação
23 mar 2018, 19h43

A porta de um dos banheiros femininos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, foi marcada com frases como “fora preta sapatão“, “fora sapatão, “odeio preto“e “fim das cotas“, em maiúsculas. A instituição informou que apura o caso, segundo o G1. Em 2018, a faculdade abriu um processo seletivo de cotistas.

Os alunos relataram o caso nas redes sociais e informaram a direção da instituição, que abriu uma sindicância. O banheiro foi interditado para preservar as provas. Uma das estudantes, negra, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o ocorrido.

Entre 2016 e 2017, o estado de São de Paulo registrou 2.873 boletins de ocorrência de injúria racial. Isso equivale a uma média de 4 casos por dia, de acordo com o G1.

NOTA DE REPÚDIO DA FACULDADE:

Tristes e indignados, tivemos ciência na noite de ontem de uma manifestação racista e homofóbica nas dependências de nossa instituição.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo vem a público externar seu repúdio a esse tipo de comportamento. Temos como valores fundamentais a democracia e a dignidade da pessoa humana, totalmente incompatíveis com qualquer atitude de natureza preconceituosa.
Ao longo de mais de 50 anos de existência, a FDSBC jamais tolerou manifestações semelhantes e renova seu compromisso hoje e sempre de incentivar a solidariedade e o convívio civilizado e plural entre todos os seres humanos.
Determinamos medidas urgentes, dentre as quais a instauração de Sindicância para apurar o fato e identificar o responsável, além de oficiar a autoridade policial competente e preservar intacto o local dos fatos para que sejam tomadas as providências legais cabíveis.
Criaremos um Grupo de Trabalho tendente a apresentar um conjunto de ações pedagógicas contra a intolerância, tais como, Ciclo de Palestras, Ciclo de Cinema etc. e convocaremos audiência pública para que a questão possa ser discutida com toda a Comunidade Acadêmica.

Continua após a publicidade

São Bernardo do Campo, 22 de março de 2018.

Prof. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa
Diretor Da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.