Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça a moda colorida e estampada da grife Farm

Confira entrevista com a estilista da marca carioca, Kátia Barros, que conquistou o gosto de estrelas como Grazi Massafera

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 17h10 - Publicado em 1 fev 2012, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A estilista Kátia Barros
    Foto: Reprodução/ESTILO

    Foi na imagem da “Garota de Ipanema” que a estilista Kátia Barros se inspirou para criar a grife Farm, cujas peças coloridas traduzem o estilo descontraído das meninas do Rio e agradam celebridades como Grazi Massafera, Tania Khalill e Sophie Charlotte.

    Mas não tardou para a marca extrapolar as fronteiras da Cidade Maravilhosa e conquistar o Brasil todo (hoje, são 35 lojas, em 13 estados). E o mundo também. No ano passado, em Nova York, a empresa foi contemplada com um dos troféus do Global Fashion Awards, premiação promovida pelo portal WGSN, maior site do mundo de pesquisas, tendências e notícias da indústria de moda.

    Publicidade

    Mesmo com o sucesso, a estilista não perde de vista a identidade da grife, que permanece a mesma desde quando ela começou a vender suas criações em uma feirinha para designers iniciantes. “Fico de olho nas tendências, mas não abro mão do nosso colorido”, diz. “Moda, para mim, é decoração. Tem que fazer a mulher se destacar.”

    Como surgiu a ideia de montar a marca?
    Sou formada em ciências contábeis e trabalhava na área, mas sentia falta de exercer meu lado criativo. Em 1997, eu e Marcello Bastos, meu amigo e sócio até hoje, decidimos confeccionar algumas roupas para vender na Babilônia Feira Hype, que ocorria no Jockey Club do Rio. Vendemos todo o estoque logo na estreia e nosso estande foi ficando cada vez mais badalado. Para dar conta da procura, precisamos abrir uma sala comercial em Copacabana. Daí em diante, não paramos mais de crescer.

    Continua após a publicidade

    E qual o perfil da cliente de vocês?
    Ela é jovem, tem entre 20 e 25 anos, mora na Zona Sul do Rio, estuda na PUC, se interessa por moda e vai à praia no Leblon e em Ipanema. Mas esse perfil específico retrata, na verdade, o espírito de leveza do carioca no dia a dia. Todo mundo tem e quer esse momento, que pode ser o chope com os amigos na Vila Madalena, em São Paulo, e o passeio nos parques de Londres, para ir ainda mais longe. São as coisas boas da vida, as férias, a praia… Por isso, também atingimos um público mais velho, que procura roupas que rejuvenesçam e levantem o astral.

    Onde busca referências para as coleções?
    Fico sempre atenta a tudo ao meu redor. Quando levo meu cachorro para passear no calçadão no domingo, paro para observar o que as pessoas estão vestindo, que esportes estão praticando… Viagens também são fontes de inspiração. Nossa equipe já esteve na África, no Peru, na Tailândia e no Havaí.

    Por que fez das estampas a sua marca registrada?
    Sempre gostei de cores e nunca tive medo de misturá-las. Meu olhar procura o que embeleza a mulher, o que a ornamenta e ilumina. Quando comecei a desenhar, qualquer vitrine de loja era dominada por preto, nude e verde-militar. Eu não fazia nada preto e meu verde era o pistache. Isso chamou a atenção das clientes porque era um produto diferente, ousado.

    Como usar estampas sem errar?
    Mesmo que os desenhos não sejam iguais, as cores precisam ser harmoniosas. A mistura de estampas é a nossa cara. Outra opção é combinar do jeito clássico: blusa estampada com calça lisa ou com o bom e velho jeans. Aí não tem erro.

    Continua após a publicidade

    Quais as apostas para este verão?
    Inspiração nos anos 1970 e muita cor forte para compor looks color blocking. Os biquínis são tomara que caia, com a parte de baixo um pouco maior, mas há os tradicionais de lacinho também. Há estampas liberty, de margaridas, de gaivotinhas… Tudo em clima retrô.
     

    Conheça a moda colorida e estampada da grife Farm

    Roupas e acessórios da Farm
    Foto: Reprodução/ESTILO

    Na imagem acima: (1) macaquinho, R$ 318*; (2) camisa, R$ 164*; (3) sandália, R$ 205*; e
    (4) colar, R$ 98*.

    *Preços pesquisados em janeiro de 2012

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.