Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Círculo cromático na moda: como montar looks coloridos e estilosos

Aprenda a compor com cores complementares, análogas ou o clássico tom sobre tom

Por Naiara Taborda
26 mar 2022, 08h35
looks coloridos
 (Godisable Jacob/Pexels)
Continua após publicidade

Os looks coloridos nunca estiveram tão em alta. Depois de quase dois anos de incertezas e medos – além dos incontáveis pijamas e moletons, grandes companheiros deste extenso lockdown  – a moda parece ressurgir mais divertida e cheia de personalidade, em um movimento de ruptura para deixar de vez o mood melancólico para trás. E para quem quer embarcar na tendência e acertar em cheio nas composições com cores, o círculo cromático (muito utilizado na decoração e na arte) é um grande aliado.

Antes de partir para a parte prática, vale saber um pouco mais não só sobre as motivações deste movimento, como também sobre a maneira como as cores impactam o nosso visual. “Muito do que está acontecendo na moda tem a ver com o rebote e a compensação pelo tempo que passamos de tristeza. Estamos vendo bastante o vestir para se sentir feliz, e a cor passa essa alegria. É um elemento relativamente fácil de usar, porque você pode aplicar em modelagens simples e que te deixem confortáveis, mas que ao mesmo tempo têm muito impacto. As cores intensas e saturadas, sejam primárias (azul, magenta e amarelo) ou secundárias, são sempre facilmente percebidas e muito marcantes, ajudando as pessoas a construírem memórias sobre nós “, explica a consultora de imagem e estilo Ana Vaz.

Círculo cromático
Círculo cromático. (Claudia/CLAUDIA)

Compreendendo o círculo cromático

O círculo cromático nada mais é do que um círculo onde podemos acompanhar as composições das cores, saturação e luz. Quando pensamos em combinações de cores, podemos pegar o círculo e escolher três maneiras de compor que vão garantir que elas combinarão entre si: pegar duas cores de lados opostos do círculo, chamadas de cores complementares, eleger cores que estejam próximas, chamadas de cores análogas – ou optar pela variação de tonalidades de uma mesma cor, que resulta no monocromático.

Continua após a publicidade
look com cores complementares
Cores complementares deixam o look moderno e impactante. Fotos: Vladimir Yelizarov| Unsplash; (Godisable Jacob/Pexels)

Cores complementares

Cores complementares nada mais são do que duas cores opostas, mas que – como diz o nome – se complementam, naquela velha fórmula do quente com frio. Vermelho e azul, roxo e amarelo e verde com pink são alguns exemplos que são bastante explorados pela moda e que dão muito certo! Vale dizer que, quando vibrantes ou puras, elas resultam em produções bastante modernas e impactantes. Caso queira um visual mais discreto, a dica é optar pelas versões com mais branco ou preto na composição – ou seja, as clarinhas ou as bem escuras e fechadas.

Continua após a publicidade
look com cores análogas
Cores análogas, como vermelho e laranja, são fáceis de combinar. (Godisable Jacob/Pexels)

Cores análogas

Cores análogas costumam ser fáceis de combinar, já que já estamos bem acostumados a vê-las próximas. Bons exemplos são o vermelho com pink, laranja com amarelo, verde com azul e azul com roxo. Você pode optar por colocar todas com peso parecido (bem vibrantes, bem lavadas ou bem fechadas), ou variar para composições mais ousadas.

Continua após a publicidade
looks monocromáticos
Tons monocromáticos são elegantes e alongam a silhueta. (Marcus Silva; Godisable Jacob/Pexels)

Monocromático

Monocromático não significa usar uma mesma cor idêntica em todo o look. Apesar de ser possível, isso acaba deixando a sua composição mais monótona. Prefira criar o famoso tom sobre tom, mudando a intensidade da cor escolhida. Aliás, vale dizer: o efeito de alongamento da silhueta permanece mesmo quando essa variação existe, e o branco e o preto, que são luz e ausência de luz, não contam, certo?

Continua após a publicidade
look colorido
Looks coloridos são aceitos em qualquer ocasião, basta variar modelagens e estilo das peças. (Godisable Jacob/Pexels)

Do escritório ao happy hour

Você evita a composição com várias cores por achar que elas deixam o visual muito informal ou ousado? Então pode ficar tranquila: apesar de serem sim mais chamativas, elas já cabem em qualquer ocasião. “Nós estamos vendo uma abertura muito grande das empresas para o que antes era tabu, tanto em cores, quanto em modelagens, com a aceitação de peças mais confortáveis e casuais. Hoje, até mesmo roupas esportivas acabam entrando nos looks profissionais. A verdade é que, depois de dois anos de pandemia, mesmo os seguimentos muito tradicionais desceram alguns degraus na formalidade. Como o dress code está mais hibrido, podemos combinar modelagens clássicas com cores mais modernas ou casuais, e vice-versa, para uma produção equilibrada”, indica.

look colorido
(Godisable Jacob/Pexels)

Para começar com segurança

Ainda está insegura? Calma, como tudo na vida, combinar cores é uma questão de treino: “Tente achar dentro do seu guarda-roupa algo que possa ser usado para compor o seu bloco de cores, porque o seu cérebro tende a te sabotar quando você veste algo muito diferente do que está acostumado. É como uma reação de alerta por falta de familiaridade. Vá fazendo um treino, trazendo duas peças ou acessórios com cores diferentes para usar em casa e ir se acostumando.”

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.