Uma pesquisa pretendeu desvendar os hábitos de consumo de moda no segmento de jeanswear. Para tanto, entrevistou mais de 2.500 mulheres entre 18 a 49 anos de cinco países diferentes (Alemanha, Brasil, China, EUA e Espanha) que tinham comprado um jeans nos últimos seis meses e que usassem a peça ao menos uma vez na semana.
Os resultados envolvem a frustração com os modelos disponíveis no mercado e revelam que o conforto, a aparência e o ajuste são os itens mais valorizados pelas mulheres ao buscar uma calça jeans.
Frustração
84% das brasileiras assumem não encontrar uma peça com ajuste perfeito ao seu corpo, seguidas pela Alemanha com 81%, Estados Unidos com 79%, Espanha com 74% e China com 68%.
Estresse
42% das brasileiras também consideram esta compra difícil, que demanda muito tempo e é estressante.
Alternativa
Quando não encontra o jeans ideal, 42% das mulheres no mundo todo optam por não comprar nenhuma outra peça, já 15% compram uma calça legging como substituta.
Média de consumo
As brasileiras são as que mais compram jeans no mundo – mais de 9 peças por ano versus 8 nas demais localidades.
Investimento
As brasileiras são as que menos investem, gastando 131 reais por calça. Quando encontra o jeans ideal, 58% das vezes ela compra mais de um par. A consumidora brasileira (62%) tem a expectativa que um jeans de melhor qualidade é mais caro e está disposta a pagar até 36% mais por esse produto.
Modelagem
As brasileiras preferem o modelo tradicional (27%), com o crescimento da skinny (25%) e slim (20%). Nos demais países, a slim já é a mais querida por todos (29%).
*Esta pesquisa foi realizada pela marca Lycra.