Babados são uma ótima opção para brincar com o volume dos looks
Tendência nas passarelas das semanas de moda, o "efeito cascata" vai bem da saia ao top
Fazendo contraste com os vestidos pretos de impacto, os babados caminham para uma estética um pouco mais romântica. De diferentes formatos e tamanhos, em focos pontuais ou no look todo, o efeito cascata ainda traz uma brincadeira visual com a volumetria da produção, deixando as roupas em evidência no lugar dos acessórios. Veja como replicar em casa, a partir das passarelas de Primavera/Verão 2023:
A primeira, e talvez mais tradicional, forma de usar os babados seja apostando em uma peça inteira com o efeito como base. Na Ulla Johnson, por exemplo, o vestido tem um busto mais sequinho para dar estrutura à saia e mangas bufantes, repletas de camadas sobrepostas. Nos pés, uma sandália flat de tiras finas; nos acessórios, apenas um brinco pendente de cor discreta. Afinal, com um vestido desses, quem precisa de mais?
Outra forma é ter um item de destaque no look. A Adam Lippes brincou com o recorte ombro a ombro, formando duas camadas bem expressivas de tecido no cropped. Essa escolha dá, automaticamente, um movimento com o resto do look neutro. As formas gigantes + chapéu de fibras naturais também dispensam outros acessórios.
A Dior, por sua vez, mostrou que há espaço sim para um styling misturando detalhes de impacto e babados. Note que a saia equilibra o shape ajustado ao corpo da blusa, ainda que bordada. O cinto e as sapatilhas, ambos com fivelas grossas, remetem à uma atmosfera mais punk, sei deixar o romantismo de lado.