Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Alta-costura outono/inverno 2023: os destaques do último dia

Fendi, Ashi e Juana Martín trouxeram referências da arte para criar desfiles com maestria

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 7 jul 2023, 18h16 - Publicado em 6 jul 2023, 18h15

A Semana de Alta-Costura de Paris chegou ao fim nesta quinta-feira (06). Mais de 30 marcas se apresentaram na capital francesa desde o dia 3 de julho, com uma moda que dá gosto de ver. Entre arte, questionamentos e muito talento, desdobram o mundo fashion e levaram as produções a outro patamar. Hoje, trouxemos as grifes que se destacaram no último dia do evento.

A moda apaixonante de Mohammed Ashi

Semana de Alta-Costura Paris
Ashi Studio na Semana de Alta-Costura de Paris. (@graceelizabethfr/Instagram)

Ashi Studio deu play no evento com uma coleção inspirada no romance O Perfume, do alemão Patrick Süskind. Paixão, obsessão e mistério permeiam silhuetas dramáticas, encarnando a busca visceral pela expressão máxima da arte.

Mais do que uma coleção de alta-costura, hoje o saudita Mohammed Ashi, que comanda a marca, fez história como primeiro estilista do Golfo Pérsico no calendário da alta-costura de Paris, depois de ser oficialmente aceito na estimada Fédération de la Haute Couture no início deste ano.

Porque moda também é arte

Juana Martín levou as criadoras do cubismo à passarela de Paris, apostando no cruzamento entre volume e raízes andaluzas, como referências à história recente de Espanha. A escolha desse movimento artístico aconteceu pela busca de interpretar a realidade a partir da máxima do que parece ser mas não é.

Continua após a publicidade
Semana de Alta-Costura Paris
Juliana Martín na Semana de Alta-Costura de Paris. (@b.fashion_media/Instagram)

Intitulado Fauves, em homenagem aos primeiros artistas cubistas responsáveis por desconstruir as formas tradicionais de corpos e objetos com seu estilo, foca na abstração com volumes inusitados.

Além de claras referências a Pablo Picasso, trouxe a riqueza nos ornamentos de prata, nas máscaras volumosas e nos conjuntos em patamar conceitual. Também fez da moda uma ferramenta para resgatar o passado: “Cada vestido tem um nome e conta uma história do desespero à democracia, passando pela rebelião”, disse Martín.

Elementos como as flores que saem do corpo e a importância do artesanato se repetem, com abundância de bordados à mão ou olhos de cristal, que lembram os de Guernica.

Continua após a publicidade

Back to basics

Não é o exagero que faz a couture, mas sim a maestria. Fendi provou isso ao apostar em uma paleta de beges, pretos, marrons, verdes e vermelhos, cores mais sóbrias comparadas as que foram usadas nas temporadas anteriores. 

Os looks foram apresentados junto a coleção de alta joalheria da casa. O luxo apareceu nos plissados, nas silhuetas acinturadas e no minimalismo, que, em conjunto, moldaram o corpo com sutileza. A apresentação terminou com visuais bordados e aplicações, que trouxeram brilho e textura para essa temporada da maison.

Semana de Alta-Costura Paris
Fendi na Semana de Alta-Costura de Paris. (@dyvesmodels/Instagram)

Drapeados que lembram esculturas gregas, fluidez das mangas que se juntam à barra dos vestidos nos ajuda a contar a história de que o corpo humano está interligado a arte e arquitetura que o cerca. Um belo final, né?

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.