Lady Di e Príncipe Charles x Kate Middleton e Príncipe William: os detalhes dos casamentos reais

O casamento de Diana Spencer e Charles, Príncipe de Gales, foi realizado há 35 anos. Por isso, relembramos alguns detalhes da cerimônia e comparamos com a união matrimonial do filho William, realizada três décadas depois.

Há 35 anos, acontecia um dos maiores casamentos da história da humanidade. Em 29 de julho de 1981, aproximadamente 1 bilhão de pessoas pararam para assistir a união oficial de Príncipe Charles e Lady Di via satélite. Apesar do divórcio em 1996, a cerimônia entrou para a história. Então, ficou inevitável a comparação quando, 30 anos depois, foi a vez do primogênito do casal, William, parar o mundo ao se casar com Kate Middleton e 2,5 bilhões de pessoas de todo o mundo assistiram ao momento pela televisão em 2011.

Leia também: 7 momentos em que Kate e William viveram fora das regras da realez

Separamos algumas curiosidades sobre os dois casamentos reais britânicos, separados por três décadas de moda e tecnologia:

LOCAL

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Ambos os casais se casaram em Londres. Porém, Diana e Charles se casaram na Catedral St. Paul – que tem a segunda maior cúpula do mundo –, já Kate e William optaram pela Abadia de Westminster, considerada a igreja mais importante da Inglaterra. 

VESTIDO DAS NOIVAS

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O vestido encomendado pelo Palácio de Buckingham para Lady Di tornar-se Princesa de Gales foi desenhado pelos estilistas David e Isabel Emanuel.  O exagero fazia parte da moda nos anos 1980, era chique! Por isso, a cauda do vestido de mangas bufantes tinha 7,5 metros de comprimento e o buquê também era enorme. 

Já Kate Middleton tornou-se Duquesa de Cambridge com um modelo que foi comparado ao de Grace Kelly – casada em 1950 – pela manga rendada e saia cinturada, desenhado por Sarah Burton, estilista-chefe da grife britânica Alexander McQueen. Atualmente, é um dos mais copiados pelo mercado.

Leia também: Quais vestidos de noiva marcaram as décadas passadas?

MÚSICA DE ENTRADA
Lady Di entrou ao som da canção barroca Trumpet Voluntary, de Jeremiah Clarke, que se popularizou após a cerimônia real.

 

Kate Middleton, no entanto, entrou ao som de I Was Glad, composta para a coroação do rei Eduardo VII, em 1902, mesma utilizada na coroação da Rainha Elizabeth II, avó do noivo.

 

BOLO

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)


O casamento de 1981 teve um total de 27 bolos. O bolo oficial, feito pelo chefe David Avery, foi oferecido pela Marinha britânica e demorou 14 semanas para ser feito. Uma cópia identica também foi preparada em caso de acidente. Em 2013, dois pedaços dele na caixa original do casamento foram leiloados por 1757 libras (cerca de 7533 reais). 

Já na cerimônia de 2011, a chefe responsável pelo bolo escolhido por Kate foi Fiona Cairns. Com oito andares, ele tinha recheio de frutas e era decorado com flores comestíveis. William teve direito a uma torta de chocolate no casamento, sua favorita – uma receita pessoal da família real.