Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Asia Argento: “Eu fui estuprada por Harvey Weinstein aqui em Cannes”

A atriz e cineasta italiana fez um discurso poderoso contra o produtor e disse que há mais abusadores para serem desmascarados.

Por Ligia Helena
Atualizado em 16 jan 2020, 13h55 - Publicado em 21 Maio 2018, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A atriz e cineasta italiana Asia Argento fez um discurso forte no Festival de Cannes contra o produtor Harvey Weinstein. Acusado por dezenas de mulheres de assédio e abuso sexual – entre elas as atrizes Uma Thurman e Gwyneth Paltrow -, Weinstein foi um dos mais poderosos produtores de cinema dos anos 1990 e 2000.

    Publicidade

    Depois que o escândalo sexual envolvendo o nome dele veio à tona, a produtora de que ele era dono declarou falência, e ele foi banido do Sindicato dos Atores e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar

    Publicidade

    No discurso, Asia disse: “Em 1997, eu fui estuprada por Harvey Weinstein aqui em Cannes. Eu tinha 21 anos de idade. Este festival era a sua área de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais será bem-vindo aqui. Ele viverá em desgraça, isolado de uma comunidade cinematográfica que um dia o abraçou e acobertou seus crimes.”

    Ela seguiu afirmando que ainda há pessoas no Festival de Cannes que precisam ser responsabilizados por más condutas com relação às mulheres:  “E mesmo nesta noite, sentados entre vocês, estão aqueles que ainda precisam ser responsabilizados por suas condutas contra mulheres, por comportamentos que não pertencem a esta indústria. Vocês sabem quem são. Mas ainda mais importante, nós sabemos quem vocês são. E não deixaremos vocês impunes por muito tempo.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O discurso de Asia deixou o clima pesado em Cannes. De acordo com a atriz e cineasta, apenas o diretor Spike Lee a apoiou depois dela dar as declarações contundentes. No Twitter, entretanto, atrizes como Mira Sorvino e Rose McGowan a parabenizaram pela força e coragem.

    As pessoas precisam entender a coragem envolvida no que ela fez. Falar a verdade nua e crua do estupro é incrivelmente difícil. Estar cercada dos mecanismos de cumplicidade que ajudaram a mentira a durar tanto tempo é brutal. Asia Argento é uma heroína. 

    Continua após a publicidade

    Eu te apoio, Asia!

    https://twitter.com/AsiaArgento/status/998325270921826304

    Eu definitivamente estou sentindo mais apoio de vocês todos aqui do que senti na noite passada (quando fez o discurso). Depois do discurso, a única pessoa que veio até mim, me parabenizou e falou palavras gentis foi Spike Lee. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.