Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As novelas que mais nos decepcionaram em 2018

O ano do noveleiro brasileiro foi repleto de boas ideias que não deram tão certo assim.

Por Fábio Garcia
Atualizado em 16 jan 2020, 03h45 - Publicado em 18 dez 2018, 16h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para os amantes das boas novelas, talvez 2018 seja um ano que vamos preferir esquecer. Foram centenas e mais centenas de capítulos exibidos em diversos canais, mas a sensação geral das pessoas é a de decepção. Algumas tramas prometeram mais do que podiam cumprir, outras começaram muito boas e foram decaindo, sem contar as que começaram lá embaixo e foram escavando até chegar no subsolo da aprovação popular. Nessa matéria, vamos relembrar algumas dessas maiores decepções do ano de 2018.

    Publicidade

    ‘Deus Salve o Rei’

    Resumo da novela Deus Salve o Rei, Amália e Afonso
    ()

    Anunciada com pompa como um ‘Game of Thrones‘ tupiniquim, a novela estrelada por Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine apostou forte na galera da internet. Convidou atores com grande repercussão no Instagram, chamou a rainha do humor Tatá Werneck e criou uma ambientação propícia para conquistar os fãs de séries estrangeiras.

    Publicidade

    Infelizmente nada deu certo. A completa falta de história desinteressou o público, o filtro escuro dificultava entender as cenas e, por fim, fomos agraciados com um dos casais mais chatos do ano, Amália e Afonso (Rômulo Estrela). E o pior: na sinopse original estava prevista a morte de Amália, mas o autor decidiu deixar a ruiva viva a novela inteira.

    ‘Segundo Sol’

    Resumo da novela Segundo Sol, Luzia e Beto
    (Divulgação)

    Nesse caso não é nem tanto decepção, fomos quase enganados pela Globo. ‘Segundo Sol‘ prometia nas chamadas ser uma novela alegre, embalada pelo melhor do axé dos anos 90 e com uma história sobre um cantor que finge a própria morte para fazer sucesso. Porém, chegou na hora e descobrimos uma história diferente: a verdadeira protagonista era a chatinha Luzia (Giovanna Antonelli), uma marisqueira que caiu numa cilada (por motivos de burrice) e precisou virar DJ internacional da Islândia.

    Publicidade

    ‘Segundo Sol’ abusou das situações absurdas, nas abordagens inadequadas e num roteiro que ficava dando voltas ao redor do próprio rabo. Luzia, por exemplo, passou metade da novela fugindo da polícia. Quando resolveu seu problema, caiu na mesma cilada e precisou ficar foragida pela outra metade da novela. Aí não tem quem aguente, né?

    ‘Malhação Vidas Brasileiras’

    (Luis Gomes/Minha Casa)

    Ano passado Malhação passou por uma temporada maravilhosa. ‘Viva a Diferença‘ já é considerada uma das melhores temporadas de todos os tempos da novela juvenil, tudo por conseguir dialogar com o jovem e sem perder o jeitão de novela. Porém, chegou a temporada seguinte e a situação está bem feia para quem acompanha. ‘Vidas Brasileiras‘ dessa vez tem um rodízio de histórias a cada 15 dias, com o objetivo de mostrar os dramas de todos os alunos da professora Gabriela (Camila Morgado).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Essa ‘Malhação’ não é tão brasileira assim, pois a ideia original foi comprada do Canadá. Por lá, a trama se chama ’30 viés’ e faz muito sucesso, já concorrendo ao Emmy Internacional várias vezes. Por aqui, ficamos com uma temporada confusa, corrida e com abordagens rasas (e ofensivas) de problemas sociais. Já estamos torcendo para a próxima temporada chegar logo.

    ‘Espelho da Vida’?

    Danilo, Julia e Gustavo na novela Espelho da Vida
    (Ilustração: Alice Campoy)

    Essa aqui começou faz pouco tempo, mas merece colocar o pezinho na nossa lista de decepções. ‘Espelho da Vida‘ é uma trama espírita sobre uma atriz que viaja no tempo para investigar o assassinato de sua vida anterior em 1930. A premissa é incrível e daria um filme ou uma série ótimos, o problema é como a autora Elizabeth Jhin conduz a história. É tudo em passo de tartaruga.

    Publicidade

    Para se ter uma ideia, Cris (Vitória Strada) só começou a viajar no tempo após três semanas de novela, sendo que isso já havia sido explicado já nas propagandas da trama. Além disso, tudo caminha muito devagar, e a própria Cris não parece ser uma personagem das mais inteligentes e racionais das novelas, o que explica ela ter mostrado um smartphone para pessoas do começo do século passado. Sério… quem teria uma ideia dessas?

    Continua após a publicidade

    Vamos esperar que 2019 traga novelas melhores porque esse ano foi complicado.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.