CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Festival de Cinema de Cannes terá Spike Lee como presidente do júri

O cineasta será o primeiro negro a ocupar a liderança da premiação

Por Da Redação Atualizado em 16 mar 2021, 21h34 - Publicado em 17 mar 2021, 09h00

Agora vai! Depois do cancelamento do Festival de Cinema de Cannes em 2020 por conta da pandemia, o festival está programado para acontecer de 6 a 17 de julho e com uma grande estreia na presidência do júri: Spike Lee.

O diretor renomado já havia sido convidado para assumir o posto ano passado e, nesta edição, se tornará a primeira pessoa negra no comando do júri. O anúncio foi feito pela organização do evento nesta terça-feira (16).

Com uma lista de 47 filmes comandados e criados por Spike Lee, a organização definiu o profissional como “um dos maiores diretores de sua geração. Há 30 anos, o incansável Spike Lee traduz com precisão as questões de sua época de uma forma resolutamente contemporânea que nunca deixa o entretenimento de lado”, aparece no comunicado.

A resposta do diretor ao convite feito pelo delegado geral do festival, Thierry Frémaux, foi registrada e divulgada no Twitter. “Reserve meu voo agora, eu e minha esposa iremos!”, brincou o roteirista.

Além de Spike Lee, o júri já teve outros artistas afrodescendentes, como a cineasta Ava DuVernay, em 2018, e o ator Will Smith, em 2017.

A escolha do diretor para o cargo de presidente deve estabelecer diversidade e proporcionalidade, que tardaram a acontecer, como padrão não só para o Festival de Cannes como para as demais premiações.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade