Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ava DuVernay dá resposta ácida sobre estrutura racista do Globo de Ouro

No último domingo (21), foi revelado que a premiação não possui pessoas negras no grupo responsável pelas indicações às categorias

Por Da Redação
25 fev 2021, 13h00

A 78ª edição do Globo de Ouro será neste domingo (28), mas o clima está longe da típica celebração das premiações. Além da divulgação das denúncias corrupção na Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPQ), grupo responsável pelas indicações, a matéria do jornal Los Angeles Times revelou um racismo institucional dentro da organização.

Segundo o veículo, a HFPA, que é composta por  87 jornalistas internacionais, não possui nenhum membro afrodescendente. Por meio de um representante, a Associação reconheceu a situação e disse que está “comprometida em resolvê- la.”

A diretora afro-americana Ava DuVernay usou da ironia para questionar a ausência de negros na HFPA. “Revela? As pessoas estão agindo assim ainda, não é amplamente conhecido? Por ANOS?”, respondeu no Twitter a notícia com o título: “LA Times revela que a HFPA tem zero membros negros e levanta novas questões sobre a ética dos eleitores do Globo de Ouro”.

Olhos que Condenam, minissérie da Netflix dirigida por DuVernay, foi aclamada pela crítica e conquistou 16 indicações ao Emmy Awards 2019. Porém, o Globo de Ouro deixou a produção, que conta a história de jovens negros condenados injustamente por um crime no Central Park, de fora da sua 77ª edição.

Continua após a publicidade

Um dos protagonistas da minissérie, o ator Jharrel Jerome, que deu vida ao personagem Korey Wise, venceu o Emmy de 2019 na categoria ator principal em minissérie ou filme. Já no Globo de Ouro de 2020 a nomeação não aconteceu.

O filme Da 5 Bloods – Irmãos de Armas, de Spike Lee, e a série I May Destroy You, de Michaela Coel, estão na lista de produções – conduzidas por diretores negros – reconhecidas pela críticas, mas excluídas pela premiação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.