Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

“Gal foi a cantora que me pariu como a artista que sou hoje”, diz Assucena

Cantora homenageia Gal Costa em show intimista na CASA Clã

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2023, 10h23 - Publicado em 7 mar 2023, 06h56

Assucena é uma das vozes convidadas para a Casa Clã, um evento realizado por CLAUDIA com Boa Forma, Bebê.com e Elástica, que celebrará o Dia Internacional da Mulher de 8 a 11 de março, na Casa Higienópolis, em São Paulo.

A cantora, que é ex-integrante do trio musical As Baías (anteriormente conhecido como As Bahias e a Cozinha Mineira), traz para o palco do evento uma apresentação em homenagem à Gal Costa (1945 – 2022). O setlist será formado por uma versão exclusiva inspirada no repertório do show Rio e também posso chorar, com recriações das canções do disco ao vivo Fa-tal — Gal a todo vapor, sucesso de 1971 da cantora baiana.

“Quando adentrei a obra de Gal, descobri a grandiosidade, força e inteligência que essa mulher possuía. Quando escutamos uma intérprete da envergadura dela, vamos para um Brasil desde Carmen Miranda, Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Dona Ivone Lara, Tim Bernardes, Marina Lima até Lulu Santos… É uma cantora que atravessa gerações.”

Assucena

“Estou muito feliz de poder trazer essa homenagem a esse monumento chamado Gal Costa para a Casa Clã. Homenagear uma artista como Gal, ao mesmo tempo que é difícil, é muito prazeroso por se tratar de uma obra tão extensa”, declara a artista. “Quando falamos de Gal somado à semana do Dia Internacional da Mulher, que é um dia de luta, temos uma artista fundamental, tanto do ponto de vista comportamental como cultural. Procurei trazer trabalhos dela que sejam muito fortes para a natureza da mulher, ao mesmo tempo que são canções fundamentais do repertório dela, sendo populares.”

O show intimista conta ainda com a participação do músico Rafael Acerbi e acontece no dia 09 de março, em apresentação exclusiva para convidados. “Teremos uma versão com violão, guitarra e um pouco de base. Tenho um show que estou amando levar pelo Brasil que se chama ‘Rio e também posso chorar‘, que eu faço com a banda, mas essa será uma versão intimista, criada especificamente para a Casa Clã. Estamos ensaiando algo bem especial.”

Continua após a publicidade

Sobre a apresentação, Assucena dá um pequeno spoiler do que não pode faltar na setlist. “Vou trazer uma das canções mais icônicas de Gal, que é Baby. Quando Gal partiu, eu decidi colocá-la no bis, e foi tão linda a força da plateia junto comigo que não tirei mais. E quero colocar também aquela canção maravilhosa de uma felina [risos], é isso que posso dizer”, conta a artista, fazendo referência à canção Tigresa.

A cantora Assucena participa da CASA Clã
A cantora Assucena participa da CASA Clã (| Foto: Divulgação/Divulgação)

Gal foi a cantora que me pariu como a artista que sou hoje. Quando o disco ‘Fa-tal’ fez 50 anos, era tão importante para a minha vida e para a minha decisão de ser uma artista, que eu não poderia passar pelos seus 50 anos sem homenageá-lo. Comecei essa homenagem à obra dela um ano antes de Gal partir”, conta a artista.

Conectada aos pilares que regem a Casa Clã, Assucena ressalta como o espaço de discussão sobre temas como autoconhecimento foram fundamentais para sua jornada. “Sendo uma mulher trans, nomear todas as minhas angústias, prisões às quais eu estava inserida e poder ser livre só foi possível por uma busca de autoconhecimento. Então, acho essa proposta da CASA Clã incrível, principalmente vinda da vozes femininas que tiveram, historicamente, suas vozes silenciadas e apagadas. É um momento de construção e acúmulo de autoconhecimento, para que a gente se fortaleça e extermine esse câncer chamado machismo.”

Durante os quatro dias de eventos, o sentido feminino que está em todos nós será despertado através de uma série de experiências inspiradoras e debates dos temas mais relevantes para a igualdade de gênero na sociedade. Equilíbrio, saúde física e mental, carreira, bem-estar parental, luxo, calma, literatura e autoconhecimento são alguns dos temas que vão compor rodas de conversa, workshops e apresentações. Confira aqui a programação completa.

Inscrições para as atividades

Para participar das atividades, é necessário preencher os formulários a seguir: dia 09, para dia 10 e para dia 11 de março.

Sobre a CASA Clã

Casa Clã acontecerá de 8 a 11 de março na Casa Higienópolis, em São Paulo, e é uma iniciativa das nossas grandes vozes femininas da Editora Abril: CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica.

A Casa Clã conta com patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, Sculptra, ANK Jewellery, LinkedIn e Senac.

View this post on Instagram

A post shared by CLAUDIA (@claudiaonline)

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.