Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Petra Costa: Diretora brasileira indicada ao Oscar tem 3 filmes na Netflix

A cineasta representa o Brasil na disputa por uma estatueta com o documentário 'Democracia em Vertigem'

Por Da Redação - Atualizado em 17 fev 2020, 10h21 - Publicado em 13 jan 2020, 15h41

Petra Costa representa o Brasil na disputa por uma estatueta no Oscar 2020. Com Democracia em Vertigem concorrendo ao título de Melhor Documentário, a cineasta brasileira pode se tornar a primeira diretora latino-americana a ganhar uma categoria na história da cerimônia.

O documentário, produzido pela Netflix, mostra, do ponto de vista de Petra e de sua família, a crise política vivida pelo Brasil nos últimos anos. O longa repassa momentos cruciais como as eleições de Lula até a ascensão e queda de Dilma Rousseff. Além disso, faz amplas críticas ao movimento bolsonarista que elegeu Jair Bolsonaro como Presidente da República.

“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes”, escreveu Petra em seu Instagram, comemorando a indicação.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Está se tornando cada vez mais evidente o quanto o pessoal é político para tantos ao redor do mundo, e acredito que é por meio de histórias, linguagem e documentários que as civilizações começam a se curar. Gracias a todos que nos ajudaram, a cada passo, a construir essa história. ****************** We are absolutely thrilled and delighted that our colleagues have recognized the urgency of this film and humbled to be in the company of such important storytelling. In a time where the far right is spreading like an epidemic we hope this film can help us all understand how crucial it is to protect our democracies. We are at a time where the personal has become utterly political for so many around the world and I believe it is through stories, language and documentaries that civilizations begin to heal. Thank you, from the bottom of my heart, to all who believed in this story and helped us through every step to bring it to life.

A post shared by Petra Costa (@petracostal) on

No entanto, essa não é a única produção de Petra disponível na Netflix. Outros dois longa-metragens da brasileira podem ser vistos na plataforma de streaming: Elena e O Olmo e a Gaivota.

Continua após a publicidade

O primeiro, seu trabalho mais íntimo e pessoal, traz um tema complexo de forma extremamente delicada: o suicídio da própria irmã, Elena. Misturando recortes de jornais, vídeos caseiros, fotos e diários, Petra refaz a história da irmã, que havia se mudado para Nova Iorque atrás do sonho de ser atriz.

Já o segundo, feito em parceria com a diretora dinamarquesa Lea Glob, Petra conta a história de Olivia, uma atriz que enfrenta obstáculos na carreira quando se vê com uma gravidez de risco. Petra passa a acompanhar a vida dela e de seu marido, também ator. Mais do que conduzir a história, a diretora intervém no que registra e passa, também, a fazer parte da narrativa.

Foi com “O Olmo e a Gaivota” que Petra consolidou o seu estilo – amado por uns e criticado por outros – delicado, pessoal e observador da natureza humana. Nos três documentários, embora sobre temas distintos, é possível observar claramente essas características.

Em “Democracia em Vertigem”, ela repassa toda a história política do país do ponto de vista de sua família ativista. Em “Elena”, não surpreendentemente, ela fala sobre depressão do ponto de vista pessoal ao ver a irmã enfrentar os próprios demônios e desistir da própria vida. Por fim, em “O Olmo e a Gaivota,” vemos pelos olhos dela as dificuldades enfrentadas por um casal frente à uma gravidez não planejada e de risco.

Continua após a publicidade

Veja abaixo os trailers de Elena e de O Olmo e a Gaivota:

Publicidade