Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

“Elas que animam” traz animações dirigidas por mulheres brasileiras

Mostra da Itaú Cultural Play traz seleção de dez animações dirigidas por mulheres, destacando temas como envelhecimento e tradições afro-brasileiras

Por Adriana Marruffo
2 abr 2024, 15h00

A Itaú Cultural Playplataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema brasileiro – disponibilizou, na última sexta-feira (29), a mostra “Elas que animam”, um festival de animação online e gratuito que destaca as produções criadas por mulheres brasileiras.

A curadoria conta com 10 animações que abordam desde o envelhecimento até a seca do Nordeste, além de contar com curtas-metragens animadas premiadas como Torre, de Nádia Mangolini, que recebeu o prêmio de Melhor Curta-metragem no Festival Cine Memória, em 2017. 

A mostra virtual é uma oportunidade de conhecer algumas das melhores produções audiovisuais animadas e, claro, dar uma abertura às mulheres brasileiras na indústria para se destacarem – além de ampliar nosso pensamento de audiovisual para além de São Paulo, com curtas-metragens produzidas na Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Paraná. Confira mais sobre o projeto:

Elas que animam

A mostra Elas que animam destaca a diversidade e riqueza que a participação feminina pode trazer ao audiovisual. Para isso, a plataforma de streaming gratuita traz para o seu catálogo dez produções para você desfrutar.

Entre elas está Uma mão anima a outra, um projeto de criação coletiva de Beatriz Belo, Denise Cunha, Leuí Weinert, Mariana Fogo e Paula Abril Marinho, que homenageia um punhado de artistas audiovisuais ao retomar com mestria as técnicas de animação usadas pelos homenageados. Com um roteiro surrealista e modernista, a animação acompanha uma paisagem tropical e um homem engravatado que caminha pela metrópole. 

Continua após a publicidade

Também existe uma seleção de curtas-metragens premiados, como Torre e Guida, de Rosana Urbes, premiado em 2015 no Festival de Annecy, considerada a mais importante vitrine do cinema de animação do mundo.

Além dele, a animação Dia Estrelado, de Nara Normande, também merece destaque. Com leves relembranças ao romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas, o projeto acompanha as vivências de uma família afetada pelas secas no Nordeste, e recebeu mais de 20 prêmios, entre eles o da Crítica Brasileira de Melhor Curta-metragem no 22º Cine Ceará.

A imagem uma mulher negra, feita de massa de modelar, segurando uma cesta nas mãos. No fundo, mostra-se um cenário de seca.
“Dia estrelado”, de Nara Normande, recebeu mais de 20 prêmios e retrata a seca do Nordeste (Elas que animam/Divulgação)

A importância da cultura afro-brasileira também é celebrada na mostra através de curtas como Òrun Àiyé – a criação do mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria, que tem participação de Carlinhos Brown.

Continua após a publicidade

Fato é que as produções selecionadas demonstram maestria e são apenas o começo para a abertura de novos espaços femininos. Confira as animações disponíveis no streaming:

  • Uma mão anima a outra, de Beatriz Belo, Denise Cunha, Leuí Weinert, Mariana Fogo e Paula Abril Marinho;
  • Guida, de Rosana Urbes
  • A pequena vendedora de fósforos, de Kyoko Yamashita;
  • Torre, de Nádia Mangolini;
  • Òpárá de Òsùn: Quando tudo nasce, de Pâmela Peregrino;
  • Dia estrelado, de Nara Normande;
  • Pudim de morango, dos irmãos Elizabeth, Helmuth, Ingrid e Rosana Wagner;
  • Ga ví: a voz do barro, de Ana Letícia Schweig, Angélica Domingos, Cleber Kronum e coletivo;
  • Òrun Àiyé – a criação do mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria;
  • Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas, de Pâmela Peregrino.

Os filmes estarão disponíveis na plataforma por 12 meses e podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e em smartphones Android e IOS e Chromecast.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.