Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Claudia Indica: agenda cultural de São Paulo entre 06/08 e 12/08

O melhor do cinema, teatro, música e arte para curtir em São Paulo nos próximos dias

Por Kalel Adolfo
Atualizado em 6 ago 2023, 11h51 - Publicado em 6 ago 2023, 10h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma das peças mais comentadas do ano, “A Herança”, estrelada por Reynaldo Gianecchini, retorna para uma nova temporada no Teatro Raul Cortez. E para os amantes de cinema, o drama LGBTQIAPN+Blue Jean”, vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza deste ano, entra em cartaz nas salas de exibição. Além disso, Agnes Nunes realiza uma apresentação emocionante no Blue Note, em São Paulo.

    Publicidade

    O que não falta são eventos imperdíveis, né? A seguir, você confere o ‘Claudia Indica’, agenda cultural paulista com o melhor da arte nesta semana:

    Publicidade

    Teatro

    Peça conta a história de Iporangaba, jovem guerreiro indígena.
    “ONHEAMA” evoca a magia do folclore amazônico. (Melissa Guimarães/Reprodução)

    ONHEAMA (Até 13/8)

    “ONHEAMA”, realizada para o Festival Amazonas de Ópera, é uma montagem de ópera encantadora criada por João Guilherme Ripper. A narrativa, conduzida com marionetes, conta a história épica de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena que precisa resgatar o sol, que foi absorvido pela terrível onça Xivi. Oportunidade imperdível para aprender mais sobre a mitologia amazônica de maneira lúdica e descontraída!

    Continua após a publicidade

    A Herança (até 20/8)

    Baseada no espetáculo homônimo da Broadway vencedor do Tony Awards, “A Herança” traz Felipe Hintze e Reynaldo Gianecchini em uma complexa narrativa sobre os maiores questionamentos que orbitam a comunidade LGBTQIAPN+. Com cerca de seis horas de duração, a peça é dividida em dois dias.

    Publicidade

    Cinema

    Blue Jean

    Blue Jean”, drama LGBTQIAPN+ protagonizado por Rosy McEwen e vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza, já está em cartaz nos cinemas. A trama, ambientada em 1988, gira em torno de uma professora lésbica de educação fisica que é forçada a viver uma vida dupla, devido a uma campanha homofóbica do governo britânico. Vale lembrar que o longa chegou a conquistar uma indicação de Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico no BAFTA deste ano.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    “El Camino – Cinema de viagem da América do Sul” (até 07/8)

    A mostra “El Camino – Jornadas Cinematográficas pela América do Sul” oferece um panorama histórico de filmes rodoviários produzidos ao longo do continente sul-americano, abrangendo desde a década de 1960 até os tempos contemporâneos. Ao todo, a programação reúne 19 títulos, com produções brasileiras, argentinas, peruanas, chilenas e mais. Entre os diretores das obras, estão Helena Solberg, Miguel Littin, Aline Motta, Jorge Sanjinés, Walter Lima Jr, Nelson Pereira dos Santos, Fernando Solanas e Lucrecia Martel.

    Exposição

    "Tempo Imenso, A liberdade é azul e Museu Total", na Casa de Cultura do Parque.
    A Casa de Cultura do Parque promove três instalações que refletem sobre a relação humana com o tempo. (Artsoul/Reprodução)

    Chegança: Um lugar ao sol e um lugar ao sul (até 3/12)

    O Museu da Imigração (MI), junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura no próximo sábado (12), às 11h, a exposição “Chegança: Um lugar ao sol e um lugar ao sul“.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Incluindo uma série fotográfica de Sirli Freitas, vencedora do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, e experiências multimídias com a participação das trançadeiras haitianas Lutania Charles e Sophonia Elysee, a instalação retrata a realidade de haitianos que migraram para o sul do Brasil em busca de oportunidades de trabalho e de uma vida melhor.

    Tempo Imenso, A liberdade é azul e Museu Total (até 1/10)

    A Casa de Cultura do Parque, novo centro cultural de São Paulo, traz três exposições inéditas com curadoria de Claudio Cretti: Tempo Imenso, A liberdade é azul e Museu Total. A ideia do projeto é provocar reflexões acerca do tempo como um irrefreável articulador de nossas relações com as pessoas e o mundo.

    Música

    Continua após a publicidade

    Agnes Nunes convida Mari Froes (12/8)

    Agnes Nunes canta os maiores sucessos de sua carreira no Blue Note São Paulo, com participação especial de Mari Froes.

    Feiras e festivais

    A Feira Ofício é considerada uma das melhores feiras de ruas em São Paulo.
    Feira Ofício traz mulheres como protagonistas de seus negócios. (Feira Ofício/Divulgação)

    Feira Ofício (12/8)

    A Rede Ofício é um projeto desenvolvido por mulheres artistas e artesãs que defendem a autonomia financeira no mercado feminino. Classificada como uma das melhores de São Paulo, esta feira de rua promove a independência e a singularidade de suas participantes.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.