Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Biblioteca Cora Coralina ganha sala com foco na temática feminista

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou no último sábado (4) a primeira Sala Temática Feminista, que fica na Biblioteca Cora Coralina, no bairro de Guaianases, zona leste da capital paulista. O espaço reúne um acervo de mil títulos para consultas, estudos e pesquisas. O objetivo […]

Por Brasil Post com Agência Brasil
Atualizado em 21 jan 2020, 20h44 - Publicado em 6 jul 2015, 11h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou no último sábado (4) a primeira Sala Temática Feminista, que fica na Biblioteca Cora Coralina, no bairro de Guaianases, zona leste da capital paulista.

    Publicidade

    O espaço reúne um acervo de mil títulos para consultas, estudos e pesquisas. O objetivo é também consolidar a sala como um ponto de referência cultural na discussão de gênero e feminismo de São Paulo, a partir de uma programação cultural continuada, com atividades de cinema, música, teatro, literatura, além de rodas de conversa e oficinas.

    Publicidade

    De acordo com a assessora de Ações Temáticas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Lúcia da Silveira, o acervo foi montado com doações de obras de referência de autoras. “Montamos um acervo para quem quer conhecer a visibilidade das mulheres na história, porque na escola ninguém fala das mulheres. Então faltava um espaço para as mulheres fazerem cultura e discutirem os assuntos relativos ao gênero.”

    Sob a curadoria da artista Bib Rigo, a ambientação da Sala Temática Feminista contou com a participação das mulheres. A partir das próprias histórias, olhares e experiências, elas frequentaram oficinas de artes visuais e garantiram uma ambientação com destaque para a apropriação do espaço pelas mulheres.

    Publicidade

    A representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, Tatau Godinho, reforçou que construir um espaço feminista em uma biblioteca significa repor tempos de memória e possibilidades de reconstrução do movimento de mulheres. Ela destacou o fato de a biblioteca estar na zona leste, ressaltando que o movimento de mulheres da região é parte da construção da força feminina na cidade de São Paulo.

    Continua após a publicidade

    “Todas nós que fazemos parte dessa luta de organização das mulheres seja no movimento social, nas políticas públicas, na cultura ou na produção acadêmica sabemos dessa força e dessa contribuição para que a presença política das mulheres de São Paulo seja uma inspiração para aquelas que saem dos bairros e ocupam a cidade.”

    Publicidade

    Segundo ela, o espaço na biblioteca traz o desafio de que cada mulher possa ser produtora de cultura, valores, novas relações e aprender com o passado de várias mulheres que construíram a história e que são pouco conhecidas. “Não é à toa que a [poetisa goiana] Cora Coralina é uma inspiração para nós. Ela começou a trabalhar muito jovem e produziu muito e durante muito tempo. Foi extremamente rebelde e a produção cultural não pôde ser divulgada por conta do marido”, disse Tatau Godinho.

    Matéria publicada em Brasilpost.com

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.