Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

6 receitas de quiches vegetarianas práticas

Brócolis, cogumelos e escarola são algumas das opções de recheios para uma deliciosa quiche sem carne

Por Da Redação
23 Maio 2023, 08h52

Saborosa para degustar como prato principal, num brunch, com uma saladinha ou até como acompanhamento, a quiche é uma torta versátil e que permite os mais variados recheios. Essa torta salgada tem origem francesa e é conhecida por sua base de massa crocante e um recheio cremoso à base de ovos, creme de leite e ingredientes variados. A massa neutra permite a combinação de diversos ingredientes, incluindo opções vegetarianas como cogumelos, vegetais e legumes.

A massa mais comumente usada na preparação desse prato é a folhada, que proporciona uma textura leve e crocante. No entanto, também é possível utilizar massa quebrada ou massa podre, dependendo da preferência e disponibilidade dos ingredientes. Outra característica de versatilidade é que a quiche pode ser consumida tanto quente quanto fria, permitindo que seja preparada antecipadamente e servida em diferentes ocasiões.

Confira abaixo 6 receitas de quiches vegetarianas práticas:

Quiche de cogumelos e cebola roxa

Quiche de cogumelos e cebola roxa
Quiche de cogumelos e cebola roxa (Foto: Cozinha de Gente Moderna/Divulgação)

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: Serve até 8 pessoas
*Receita cedida por Marina Linberger (Cozinha de Gente Moderna)

Ingredientes
Para a massa
250g de farinha de trigo
colher (café) de sal

125g de manteiga em cubos
1 ovo batido
Para o recheio

3 ovos
200 ml de leite integral
200ml de creme de leite fresco
100 gramas de queijo gouda picado

Pimenta-do-reino a gosto 
1 bandeja de cogumelos paris limpos e picados
½ cebola roxa em julienne

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Prepare a massa: Coloque a farinha e o sal em um bowl. Adicione a manteiga. Com a ponta dos dedos misturas a massa até chegar em textura de farofa. Adicione o ovo batido e misture bem. Leve para gelar por 30 minutos envolto em pano de cera de abelha ou plástico filme. Após esse tempo abra a massa entre plásticos ou diretamente numa forma de 25 a 30 cm de diâmetro. Prepare o recheio: Em um bowl, bata os ovos, adicione o leite e o creme de leite. Com a massa aberta na forma fazer furinhos na massa com um garfo. Colocara o queijo, os cogumelos, a cebola e adicionar o creme base. Deixar 1 dedo da borda da forma pois vai crescer um pouco. Levar ao forno pré aquecido por cerca de 40 minutos a 160 graus e 5 minutos a 180 graus para gratinar no final.

Quiche simples

Quiche
Quiche (Foto: Ormuzd Alves/CLAUDIA)

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes
1 massa folhada pronta
4 ovos
200 ml de creme de leite
100 ml de leite
150 g de queijo ralado (de sua preferência)
200 g de vegetais variados (opcional)
Sal e pimenta a gosto
Noz-moscada a gosto

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma de quiche ou uma forma redonda de aproximadamente 23 cm de diâmetro com a massa folhada. Pique o fundo da massa com um garfo para evitar que ela forme bolhas durante o cozimento. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos juntamente com o creme de leite e o leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Reserve. Se estiver usando vegetais, cozinhe-os previamente até que estejam cozidos, mas não dourados. Escorra bem qualquer excesso de líquido. Espalhe o recheio sobre a massa folhada na forma. Despeje a mistura de ovos e creme por cima do recheio, garantindo que ele fique bem distribuído. Polvilhe o queijo ralado por cima da mistura de ovos. Leve a quiche ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que esteja dourada e firme no centro. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de cortar em fatias e servir.

Quiche de queijos e tomates

Quiche de queijos e tomates
Quiche de queijos e tomates (| Foto: Roberto Seba/CLAUDIA)

Tempo de preparo: 1h40
Rendimento: Serve até 6 pessoas
*Receita cedida por Santa Especiaria

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (para a massa)
1 colher (café) de sal (para a massa)
150 gramas de manteiga gelada em cubos (para a massa)
4 ovos
500 mililitros de creme de leite
1/2 colher (café) de pimenta-do-reino
200 gramas de queijo mussarela ralado
100 gramas de queijo provolone ralado
100 gramas de queijo parmesão ralado
100 gramas de queijo branco ralado
1 xícara (chá) de tomate cereja cortados ao meio
1 ramo de tomate cereja para finalizar

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Prepare a massa Numa tigela misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Aos poucos, acrescente 5 colheres (sopa) de água gelada, misturando com as mãos até conseguir modelar a massa numa bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Retire a massa da geladeira e disponha sobre a bancada polvilhada com farinha. Abra com um rolo até formar um círculo suficiente para cobrir o fundo e laterais de uma fôrma redonda de fundo removível. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa dentro da fôrma até cobrir todo o fundo e lateral. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece a 200°C. Retire da geladeira e leve ao forno por 30 minutos para pré-assar. Enquanto isso faça o recheio. Prepare o recheio Em uma tigela grande, junte os ovos, o creme de leite e a pimenta. Misture com um fouet até ficar liso e reserve. Retire a massa que está no forno e diminua a temperatura para 180°C. Cubra o fundo da massa pré-assada com os queijos ralados e os tomates cortados e regue com a mistura de creme de leite e ovos. Coloque o tomate em rama no topo do recheio. Volte ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até dourar e o recheio ficar firme. Retire do forno e sirva em seguida.

Quiche Caprese

Quiche Caprese
Quiche Caprese (Foto: Cacá Bratke/Divulgação)

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 6 a 8 porções
*Receita cedida pela Ghee Banqueteria, por chef Paulo Neves

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de manteiga
6 ovos
2 unidades de cebola
4 dentes de alho
6 unidades de tomate italiano médios, cortados em gomos
1/2 maço de manjericão pequeno (só as folhas)
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de pignoli (ou pinoli)
1 colher (sopa) de sal
1/2 maço de orégano fresco (só as folhas)
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite
12 queijo mussarela de búfala (tipo bolinha)
6 unidades de tomate cereja

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Em um bowl, misture a manteiga, a farinha, um ovo e uma uma pitada de sal. Mexa até formar uma massa firme, se necessário, coloque 50 ml de água para abrir a massa. Em uma assadeira redonda de fundo falso (25 cm), abra a massa, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Em uma assadeira, coloque o tomate italiano em gomos, uma pitada de sal, um fio de azeite, o orégano, a cebola e o alho e leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve. Fatie a mussarela de búfala e reserve 4 inteiras para decorar. Em um bowl, coloque o tomate que foi ao forno, os ovos, o creme de leite, o sal, a pimenta do reino, o manjericão, a mussarela de búfala fatiada e metade do pinoles. Misture. Coloque o recheio sobre a massa pré-assada e retorne ao forno a 170 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar e firmar a quiche. Retire do forno, espere esfriar e decore com o tomate cereja, a mussarela de búfala inteira, o restante do pinoles e as folhas de manjericão. Sirva quente.  Dica do chef: Para pré-aquecer a massa base da quiche, coloque peso no papel alumínio (arroz ou feijão), para não deixar subir a massa.

Quiche de espinafre com farinha de amêndoas

Quiche de espinafre
Quiche de espinafre (Foto: violleta/ThinkstockPhotos)

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: Serve até 6 pessoas
*Receita cedida pela chef Izabel Alvares

Ingredientes
Para a massa
1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoa
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva (acrescente um pouquinho mais se a massa ficar esfarelada)
1 pitada de sal
Para o recheio
1 maço de espinafre lavado
4 unidades de ovo
1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco (ou leite vegetal: de castanha, amêndoa, aveia)
1 colher (chá) de fermento químico
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Prepare a massa: Em um bowl, misture todos os ingredientes da massa (farinha de amêndoa, azeite e sal) até formar uma massa. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma média de aro removível. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Reserve. Prepare o recheio: Refogue o espinafre com 1 fio de azeite por 2 minutos. Junte aos ovos, ao creme de leite, ao fermento e ao parmesão, misture bem e coloque sobre a massa. Leve ao forno por mais 20 minutos ou até assar completamente (ou faça o teste do palito).

Quiche de brócolis e queijo cheddar

Quiche de brócolis
Quiche de brócolis (Foto: NoirChocolate/Getty Images)

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: Rende de 6 a 8 porções

Ingredientes
1 massa folhada pronta
2 xícaras de brócolis em floretes pequenos
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
1 xícara de queijo cheddar ralado
4 ovos
1 xícara de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma de quiche ou uma forma redonda de aproximadamente 23 cm de diâmetro com a massa folhada. Pique o fundo da massa com um garfo para evitar que ela forme bolhas durante o cozimento. Reserve. Em uma panela com água fervente, cozinhe o brócolis por cerca de 2 a 3 minutos, apenas para pré-cozinhar levemente. Escorra e reserve. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola picada e o alho e refogue até ficarem macios e levemente dourados. Espalhe o refogado de cebola e alho sobre a massa folhada na forma. Distribua o brócolis pré-cozido por cima. Em uma tigela, bata os ovos juntamente com o creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto. Despeje a mistura de ovos e creme por cima do recheio na forma, garantindo que ele fique bem distribuído. Polvilhe o queijo cheddar ralado por cima da mistura de ovos. Leve a quiche ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que esteja dourada e firme no centro. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de cortar em fatias e servir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.