Latkes, lúbia e picles: as receitas judaicas do Shoshana Delishop
Com receitas que incluem opções vegetarianas e muito tempero, o restaurante no Bom Retiro ensina algumas de suas receitas de sucesso
A história do Shoshana Delishop começou em 1991, quando o casal Shoshana e Adi Baruch inauguraram o Shoshi, nome anterior do restaurante. O estabelecimento sempre foi um espaço para apreciar clássicos da cozinha judaica, mas mais do que isso, era um reduto da comunidade que ali vivia.
Com o passar dos anos, as dificuldades financeiras e o falecimento do marido, dona Shoshana — que é israelense e chegou ao Brasil em 1987 — acabou perdendo o ânimo para lidar com os afazeres que o dia a dia de um negócio gastronômico exige. Assim, com o encerramento do empreendimento, ela enxergou a oportunidade de dar continuidade à história de sua família com a energia vinda dos três jovens. Dessa forma, o Shoshana reabriu suas portas em setembro deste ano — e você confere os detalhes dessa história aqui.
Para essa reabertura, uma renovação foi necessária, incluindo no cardápio. Quem chegou com as novas receitas foi a chef Clarice Reichstul, que também comanda o serviço de buffet Paca Polaca.
Abaixo, ela revela o passo a passo de três preparos icônicos do Shoshana Delishop: loubia (uma salada de feijão), latkes (bolinho de batata e cebola frito) e também um saboroso picles de cenoura. Confira:
Receita de Loubia (salada de feijão)
O lúbia é um feijão servido frio, como uma salada para petiscar.
Receita de latkes (bolinho de batata e cebola judaico)
Os latkes, ao lado, são uma receita tradicionalmente servida no Chanucá, festa judaica.
Receita de picles de cenoura
Opção vegana, o picles do dia (à esquerda na foto acima) é preparado com legumes da estação. Aprenda a fazer a versão com cenoura.