Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

6 receitas com pinhão inovadoras para aproveitar a época do fruto

Estas receitas nada básicas vão te ajudar a explorar todo o potencial do pinhão, o maior ~hit~ do outono e do inverno!

Por Giovana Feix - Atualizado em 20 jan 2020, 12h35 - Publicado em 8 jun 2017, 14h18

Sabia que existem várias formas diferentes de saborear o pinhão? Pois é! E se até quando é só com salzinho ele já fica uma delícia, imagina quando está em uma receita toda incrementada?

Lá pelo sul do país, a colheita oficial dessa sementinha começa todo ano no mês de abril, deixando o outono e o inverno mais gostosos – e alegrando toda boa festa de São João.

Leia mais: Três receitas de fondue de queijo simples para fazer em casa

Amantes de comida, preparem seus corações: nessa lista preparada pelo MdeMulher tem até doce feito de pinhão!

Continua após a publicidade

Olha só:

1. Creme de pinhão

Quando bate aquele friozinho, a primeira coisa em que costumamos pensar é a sopa, né? Que tal unir o aconchego desse prato, porém, ao melhor ingrediente da estação? Esse creme de pinhão criado exclusivamente pelo Armazén Paulista, de São Paulo, vai aquecer até seu coração.

2. Farofa de pinhão

Essa receita é uma verdadeira homenagem a dois dos maiores amores desse Brasil: a farofa e o pinhão. Quem propôs o prato foi a Chef Heloísa Bacellar, do restaurante Lá da Venda, em São Paulo.

3. Nhoque de mandioca ao molho de pinhão, alho poró e cogumelos

Essa mistura do Brasil com o Egito a Itália é vegetarianíssima. Criada por Bel Coelho, do restaurante Clandestino, em São Paulo, a receita com certeza vai deixar todo mundo apaixonado.

Continua após a publicidade

4. Frango e pinhão assados com molho de melaço e cerveja escura

Essa receita dá um trabalhinho, mas, olha: o resultado fica in-crí-vel – e cheio de sabor. O prato veio do Quintana Café & Restaurante, de Curitiba.

5. Risoto de cordeiro com pinhão

A textura do pinhão nesse risoto maravilhoso vai te fazer agradecer pela existência dessa semente. A receita foi criado pela Espaço Carmela, de Curitiba.

6. E, por fim, um lindo pudim (isso mesmo!) de pinhão

Se existe a possibilidade de aproveitar essa semente até na hora da sobremesa, por que é que a gente deixaria de fazer isso? Essa receita maravilhosa de pudim de pinhão foi cedida pelo Armazén Paulista, de São Paulo.

Publicidade