Dicas para escolher peixes e frutos do mar
Os pescados são boas opções para quem quer fazer uma refeição leve, mas podem estragar facilmente. Algumas dicas garantem uma escolha saudável e segura.
Pratos bonitos dependem de acertar na hora da compra e da conservação adequada.
Foto: Dreamstime
Comprar peixe e frutos do mar exige cuidado. Observe cor, cheiro e textura porque esses alimentos se degradam facilmente e oferecem riscos à saúde se não estão em condições de consumo. Para lhe dar uma mãozinha na hora da compra, o chef Christophe Pittavino, dono do restaurante Angeline, em São Paulo, preparou algumas dicas:
Cuidados na hora de ir às compras
Saiba que características você deve observar em peixes e frutos do mar.
Peixes
Lugar de exposição: como dica geral, considere o local onde o peixe está exposto. Ele deve estar coberto por gelo e a uma temperatura máxima de 5º C.
Aparência: os olhos devem ser brilhantes, a guelra, vermelha e a carne, firme. Pressione levemente o peixe e solte. A carne deve retornar. Se ficar marcada, é sinal de que o alimento não é fresco. As escamas também precisam estar firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão.
Cheiro: odor acentuado é característico de alimento que está em processo de deterioração. Fique atenta porque alimento fresco tem cheiro de maresia.
Camarão
O corpo precisa estar curvado. Não compre se tiver manchas vermelhas na cabeça ou pretas pelo corpo. A carne deve ser firme, a cabeça, a casca ea cauda não devem se soltar facilmente. O odor não pode ser acentuado.
Polvo
A carne tem que estar firme e o cheiro não pode ser acentuado. Preste atenção porque a pele do polvo deve ser acinzentada-brilhante.
Ostra e mexilhão
As conchas devem estar fechadas e firmes. Ao serem pressionadas, não devem produzir ruídos ou estalos. Depois de cozidas, só consuma aquelas que se abriram. As ostras têm cheiro forte, mas não deve ser azedo.
Lula
Apesar de a pele ser rosada, a carne precisa estar bem branquinha. Não pode ter a pele pegajosa e opaca. Compre somente se a lula estiver conservada em gelo.
Dicas espertas
· O camarão fica mais crocante se você deixá-lo de molho durante 30 minutos na água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar.
· O peixe deve ser descongelado na geladeira, lentamente, para se manter bom.
· Antes de cozinhar o peixe, esprema limão sobre as postas ou os filés para que a carne fique mais firme e branca.
· Para o peixe não desmanchar na hora da fritura, passe as postas ou os filés no sal grosso antes de levá-lo à frigideira.
Clique na imagem abaixo e confira a nossa galeria com receitas de frutos do mar: