Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

10 dicas para assar carnes, peixes e aves

Com alguns truques e técnicas, você aprende a assar deliciosas carnes, peixes e aves, sem deixá-los ressecados ou passar do ponto.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 02h38 - Publicado em 10 ago 2014, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não deixe mais suas receitas queimarem no forno com dicas práticas!
    Foto: Getty Images

    Os assados, tal qual os grelhados, são ótimas opções para qualquer hora do dia, principalmente por serem leves.Tanto para peixes quanto para carnes e aves, alguns segredos no pré-preparo e até mesmo no modo escolhido influenciam no sabor, na textura e até na saúde. Confira como acertar na hora de assar:

    Peixes

    1. Ao substituir um peixe por outro, verifique se têm textura e sabor semelhantes ao do tipo indicado na receita original.

    2. Para saber se um peixe assado está no ponto, espete um garfo. Se a carne se soltar facilmente da espinha, pode retirar do forno. Sirva o peixe logo depois de assado. Assim ele não fica encharcado nem ressecado demais.

    3. Peixes e frutos do mar podem ser preparados no pacote (papillote ou cartocchio). Embrulhados em papel-alumínio ou papel-manteiga, bem vedados, eles cozinham no vapor dentro do forno. Experimente a técnica também com vegetais e filé de frango.

    4. Quando comprar um peixe para prepará-lo inteiro, calcule 500 g por pessoa. Se comprar filé ou posta, calcule 200 g por pessoa.

    Continua após a publicidade

    5. Os peixes têm carne muito tenra, que absorve rapidamente os temperos. Eles aceitam bem cebola, sal, pimenta-do-reino, salsa, cebolinha verde, limão, coentro (em folhas ou em grãos) e louro. Reserve o alho e outros temperos fortes para aqueles de carne mais gorda, como tainha e bagre.

    6. Para preparar uma receita de bacalhau, jamais o ferva antes. Apenas deixe-o de molho por, no mínimo, 24 horas, mudando sempre a água. Quanto menos cozinhar o bacalhau, mais macio ele ficará.

    7. O salmão fresco pode ser servido cru (como sashimi), grelhado ou assado no forno. Já o defumado pode ser degustado como patê, em canapés ou em fatias finas, acompanhadas de pão e torradas.

    Escolha sua receita predileta de peixe assado, clicando na imagem:

     10 dicas para assar carnes, peixes e aves 

    Continua após a publicidade

    Carnes e aves

    1. Ao temperar sua receita, deixe-a de molho nos condimentos por pelo menos uma hora para que os temperos penetrem na carne. Se quiser, faça furos ou injete os temperos com uma seringa.

    2. Antes de levar carnes e aves ao forno ou à grelha, experimente besuntá-las com manteiga ou margarina. Assim não ressecam durante o cozimento.

    3. No forno, observe seu assado com frequência. No decorrer do preparo, regue-o com o molho que se formar na assadeira.

    Que tal preparar carnes deliciosas para o almoço? Confira nossa galeria clicando na imagem:

     10 dicas para assar carnes, peixes e aves 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.