Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chefs se mobilizam pelo Rio Grande do Sul; veja como ajudar

Jantar beneficente com chefs estrelados, voluntariado para produção de marmitas e incentivo à compra de vinhos gaúchos estão entre as ações

Por Da Redação
15 Maio 2024, 11h00

Diante da tragédia que acontece no Rio Grande do Sul por conta das chuvas e enchentes, diversas áreas têm se unido para ajudar os moradores da região, e a gastronomia é uma delas.

+ Festival Salve o Sul terá renda revertida para vítimas das enchentes no RS

Chefs e cozinheiros juntaram forças para criar diversos tipos de ações para ajudar os gaúchos que perderam suas famílias, moradias e fonte de renda. Jantar beneficente com chefs estrelados, voluntariado para produção de marmitas e incentivo à compra de vinhos gaúchos estão entre as ações.

Abaixo, listamos algumas das campanhas de doação e voluntariado promovidas pela gastronomia e você confere como ajudar.

“O Brasil é Gaúcho”

O Brasil é Gaúcho, chefs se unem para ação pelo Rio Grande do Sul
Participam da ação chefs como Alex Atala, Erick Jacquin, Telma Shiraishi, Rodrigo Oliveira e Manuelle Ferraz (Instagram/Reprodução)

No dia 18 de maio, 12 cozinheiros de diferentes estados farão juntos um jantar para arrecadar doações para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O evento será no Dalva e Dito, em São Paulo, às 19h30, com 100% da renda revertida diretamente para a ONG @acaodacidadania.

Idealizado por Alex Atala e Felipe Bronze, o evento terá pratos de Arri Coser (NB Steak), Erick Jacquin (Les Présidents), Fred Caffarena (Make Hommus Not War), Manu Buffara (Manu), Manu Ferraz (A Baianeira), Roberta Sudbrack (O Pássaro Verde), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Rubens “Catarina” Salfer (Antiácido), Telma Shiraishi (Aizomê) e Tuca Mezzomo (Charco).

Continua após a publicidade

O menu degustação em 7 tempos vai destacar ingredientes brasileiros e alguns ícones da gastronomia gaúcha. As doações serão recebidas via PIX e o pagamento antecipado dará direito à confirmação da reserva, seguindo a ordem de chegada dos comprovantes.

Jantar O Brasil é gaúcho, no Dalva e Dito: Rua Padre João Manuel, 1.115, Jardins, São Paulo. Quando: 18 de maio, às 19:30. Reservas: email maitre@dalvaedito.com.br ou pelo telefone (11) 3068-4444.

“Chefs pelo Rio Grande do Sul”

Evento Chefs pelo Rio Grande do Sul
Evento acontece no dia 28 de maio, no Tuju (Instagram/Reprodução)

No dia 28 de maio, o Tuju, restaurante de Ivan Ralston em São Paulo, recebe um time estrelado para o jantar beneficente “Chefs pelo Rio Grande do Sul”.

O evento terá ainda a participação de Carla Pernambuco (Carlota), Edinho Engel (Manacá), Eudes de Assis (Taioba), Helena Rizzo (Maní), Liane Ralston (Ráscal), Luiz Filipe Souza (Evvai), Neka Menna Barreto (Neka Gastronomia), Roberta Sudbrack (Sud, o pásssaro verde) e Tadashi Shiraishi (Kanoe).

O menu de 10 tempos harmonizado será servido pelo valor de 10 mil reais. A meta do evento é arrecadar 300 mil reais, que serão destinados para o SOS Rio Grande do Sul, @acaodacidadania e Instituto Survivor.

Continua após a publicidade

Jantar Chefs pelo Rio Grande do Sul, no Tuju: Rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano, São Paulo. Quando: 28 de maio, às 20h. Reservas: (11) 91899-0002.

Cozinhas Solidárias MTST

Cozinhas Solidárias MTST
Campanha produz mais de 2.600 marmitas por dia com alimentos frescos (Instagram/Reprodução)

Através da ação Cozinhas Solidárias, o MST tem arrecadado fundos para montar cozinhas e distribuir marmitas diariamente para às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

A ação prevê ainda brigadas de limpeza e estrutura para dar apoio à saúde física e mental dos moradores afetados. No momento, estão sendo distribuídas mais de 2.600 marmitas por dia com alimentos frescos.

Também é possível deixar doações na Cozinha Solidária da Sé (Rua Venceslau Bras) e no ponto de arrecadação da Rua Brigadeiro Galvão, 260 – Barra Funda.

Cozinha solidária: É possível fazer sua doação através do PIX: enchentes@apoia.se ou pela conta do banco Itaú: ag: 4300; c/c: 99.707-1. Para mais informações, acesse o site: apoia.se/enchentesRS ou o Instagram @cozinhassolidariasmtst.

Continua após a publicidade

SOS COZINHA POARS

Chef Ricardo Dornelles promove ação para ajudar vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
A equipe de voluntários, junto ao chef, tem produzido cerca de 6 mil marmitas diárias (Instagram/Reprodução)

O chef Ricardo Dornelles tem se movimentado para realizar uma série de ações em prol das vítimas do Rio Grande do Sul. Uma das necessidades é a busca por pessoas que morem em áreas próximas de Porto Alegre – que não tenham sofrido com os danos estruturais das enchentes – e possam ajudar.

A equipe de voluntários, junto ao chef, tem produzido cerca de 6 mil marmitas diárias, com distribuição em pontos de difícil acesso em todo o estado. Para ajudar, basta preencher um formulário para cadastrar doações. São três tipos de voluntariado: quem possui um espaço para produzir comida; quem está disponível a ajudar cozinhando; quem está disponível a ajudar no planejamento e logística.

SOS COZINHA POARS: Voluntariado e doações através do link.

Compre Vinho Gaúcho

Campanha Compre Vinho Gaúcho
Campanha visa garantir renda tanto para a reconstrução de áreas destruídas pelas chuvas, como ajudar na manutenção de empregos e de todo o setor (Instagram/Reprodução)

Liberada por enólogos e sommeliers da plataforma Brasil de Vinhos, a campanha #comprevinhogaúcho conecta vinícolas das regiões afetadas, principalmente o Vale dos Vinhedos, com os consumidores de outros estados.

O objetivo da campanha é garantir renda tanto para a reconstrução de áreas destruídas pelas chuvas, como ajudar na manutenção de empregos e de todo o setor.

Continua após a publicidade

Para acessar é só entrar no site brasildevinhos.com.br e clicar na imagem da capa. Podes escolher entre as vinícolas listadas ou entrar em uma das lojas e buscar as ofertas – as lojas serão destacadas em sistema de rodízio. Importante lembrar que nem todos os pedidos serão entregues em seu tempo normal.

Compre Vinho Gaúcho:

Doações no Grupo Bah

As casas do Grupo Bah, do chef Marcos Livi, serão ponto de coleta para doações para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. São aceitos água potável, alimentos não perecíveis e de fácil consumo, roupas, kits de higiene pessoal, cobertores, produtos de limpeza, fraldas descartáveis e itens para bebês.

Grupo Bah: As doações são recebidas nas lojas @quintana_bar @verissimobar @brique_sp @anita_casadeeventos @napolicentralepizza.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.