Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

MMP®: entenda o que é microinfusão de medicamentos na pele

Método usa um sistema de agulhas vibratórias para aplicar medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas

Por Denise Steiner
26 Maio 2022, 11h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Amicroinfusão de medicamentos na pele é um tratamento em que, através de um sistema de agulhas vibratórias, podem ser colocadas medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas e foi idealizada pelo dr. Samir Arbache, professor do Serviço de Mogi das Cruzes. Como coordenadora, tive o privilégio de participar dos primeiros estudos relacionados com o uso desse tratamento.

    Publicidade

    O mecanismo de ação da microinfusão de medicamentos na pele preconiza o uso de um remédio para determinada indicação, mas, além disso, as picadas ne pele estimulam várias respostas fisiológicas que culminam em melhor oxigenação, maior produção de colágeno e acionamento de várias vias metabólicas benéficas para a qualidade da matriz celular.

    Publicidade

    A micro infusão de medicamentos na pele pode ser indicada para várias doenças e alterações dermatológicas e capilares. Podemos tratar a calvície, a alopecia areata, assim como cicatrizes, melasma, fotoenvelhecimento, estrias, vitiligo, psoríase, entre outras.

    A técnica de aplicação é bastante simples e pontual. A máquina utilizada é um motor vibratório em que se acoplam sistemas de agulhas que vão picar a pele e introduzir a medicação específica. Podemos controlar a velocidade das agulhas assim como seu grau de penetração na pele.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A agulha não deve ser arrastada e os movimentos devem ser suaves e contínuos. Em geral, há um leve orvalho sangrante no local da aplicação. A medicação será escolhida conforme a indicação, mas o produto deve ser injetável e estéril. A aplicação é ligeiramente dolorida e evitamos o uso de anestésico tópico ou injetável.

    O número de sessões, bem como a frequência, irá depender da alteração a ser tratada. Os efeitos colaterais quase não ocorrem. A área fica avermelhada e sensível por um a três dias e deve ser hidratada e protegida.

    Publicidade

    Essa é uma técnica eficaz, elegante e promissora. Cuide-se!

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.