Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Bar em Bruxelas é inspirado no surrealismo de René Magritte

Além da decoração inspirada em suas obras de arte, menu traz drinques que contam a trajetória pessoal e profissional do artista belga

Por Julyana Oliveira
Atualizado em 22 dez 2023, 14h17 - Publicado em 2 dez 2023, 08h16

Para comemorar o aniversário de 125 anos do artista belga René Magritte, o Hotel Amigo, da rede Rocco Forte, em Bruxelas, inaugurou um bar dedicado à vida e obra do gênio surrealista.

O espaço combina um cardápio de coquetéis elaborado pelo renomado mixologista Salvatore Calabrese com design requintado e um toque de mistério.

A fachada do Hotel Amigo, em Bruxelas
A fachada do Hotel Amigo, em Bruxelas (Hotel Amigo/Divulgação)

Na decoração, o designer Adam Ellis desenvolveu um papel de parede exclusivo inspirado na obra Femmes (1922), de Magritte. A paleta de cores, repleta de tons profundos e brilhantes, foi combinada às texturas lúdicas, complementadas por deslumbrantes vitrais inspirados no art déco. 

“Em parceria com o Do Design Studio [escritório responsável pelo projeto], escolhemos as banquetas de veludo verde com detalhes em branco, e outros móveis, como as cadeiras rosa e azul e um balcão de bronze. Elementos que harmonizam bem com o papel de parede muito colorido”, conta Olga Polizzi, diretora de design da Rocco Forte Hotels, sobre o visual do ambiente.

Bar Magritte - Hotel Amigo
O designer Adam Ellis desenvolveu um papel de parede exclusivo inspirado na obra Femmes (1922), de Magritte (Hotel Amigo/Divulgação)

Já o cardápio do Bar Magritte foi dividido em duas seções: Suas Obras e Seu Mundo. Na primeira delas, dez drinques são inspirados nas obras de Magritte. Entre elas, Shéhérazade, um martini cítrico e efervescente; Lirismo, feito com pera; e Magritte, uma homenagem ao amor do artista pelo vinho tinto.

Detalhes do Bar Magritte, recém-inaugurado no Hotel Amigo, em Bruxelas
Detalhes do Bar Magritte, recém-inaugurado no Hotel Amigo, em Bruxelas (Hotel Amigo/Divulgação)

O menu Seu Mundo inclui dez coquetéis clássicos da vida de Magritte, como Casanova, uma homenagem ao também suarrealista Salvador Dalí; Film Maker, nomeado em homenagem ao famoso diretor Alfred Hitchcock; e Bronx, um clássico de Nova York popular quando Magritte morava na Big Apple.

O drinque Black Magic
O drinque Black Magic propõe um truque para os sentidos: a vodca de baunilha é acompanhada com um toque de suco de limão e xarope de maracujá para um final agridoce (Hotel Amigo/Divulgação)

“Foi um verdadeiro prazer elaborar esse menu tão incomum, refletindo a vida e obra de um dos artistas mais estimados que conhecemos. Magritte nos deu muita inspiração para nos basearmos. Espero que os hóspedes sintam tanto prazer em saboreá-los quanto nós tivemos em criá-los”, deseja o mixologista do estabelecimento.

Continua após a publicidade

O FILHO BELGA

Em honra à sua ligação com Bruxelas, a cidade possui dois museus dedicados à sua vida e obra. O Museu Magritte, que abriga a maior coleção de seu trabalho globalmente. E o Museu René Magritte, a antiga casa-estúdio do artista, onde ele viveu por muitos anos com sua esposa, Georgette.

SURREALISMO E MAGRITTE

'A Traição das Imagens' é uma das obras mais famosas do pintor surrealista belga René Magritte
‘A Traição das Imagens’ é uma das obras mais famosas do pintor surrealista belga René Magritte (Reprodução/Reprodução)

A arte surrealista nasceu em Paris, em 1924, após a publicação do Manifeste du Surréalisme, e se destaca por suas combinações “impossíveis” e cenários fantasiosos, infundidos com símbolos das profundezas do subconsciente.

O movimento ganhou força na Bélgica ainda no mesmo ano, com a fundação do capítulo surrealista de Bruxelas, incluindo seu membro mais bem-sucedido, René Magritte. Nascido em Lessines, Bélgica, em 21 de novembro de 1898, Magritte passou a maior parte de sua prolífica carreira na capital belga, com a maioria de seu portfólio criado em suas casas na cidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.