Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Técnicas de redação

Fazer um bom texto é um grande diferencial para que você não perca pontos na prova de concursos públicos. Aprenda as técnicas para garantir a vaga

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 04h32 - Publicado em 11 jan 2010, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Técnicas de redação

    Antes de começar a redação, faça 
    um esquema de como ela será
    Foto: Getty Images

    Publicidade

    Antes da prova

    ● Só escreve bem quem lê bastante. Welington Andrade, professor de Técnicas de Redação da Faculdade Cásper Líbero, recomenda que se invista em livros, jornais e revistas. “A leitura de textos diferentes ajuda a fixar a grafia das palavras e a ter mais conhecimento.”

    Publicidade

    ● A professora Beatriz Flauaus, especialista em correção de redações, lembra que o candidato deve se manter atualizado: “Para defender uma tese na redação com bons argumentos, é preciso sempre assistir ao noticiário, por exemplo. Esse exercício é ótimo para formar opinião”.

    ● Treinar a escrita é outro truque importante. Cláudia Beltrão, professora de português e redação da Central de Concursos, tem uma dica. “Escolha um artigo de uma revista ou jornal e leia um parágrafo. Tente reescrevê-lo com suas próprias palavras e compare o resultado. Veja o que ficou bom e o que precisa melhorar.”

    Publicidade

    Na hora do exame

    ● Assim que for distribuída a redação, fique atenta à proposta. “Leia quantas vezes for necessário, até ter clareza do que foi pedido”, alerta Beatriz. Verifique as recomendações, quanto ao limite de linhas e especificações, como a cor da caneta que pode ser usada.

    Continua após a publicidade

    ● Após entender o tema, reflita sobre o assunto. Cláudia sugere que você se pergunte: “Como posso provar minha tese?”. A partir daí, liste seus argumentos.

    Publicidade

    ● Já sabe o que vai escrever? Então, antes de começar a redação, faça um esqueleto, ou seja, um esquema de como ela será. De forma resumida, enumere os argumentos e coloque-os na ordem em que serão apresentados. “Não adianta a pessoa escrever bastante e depois o texto ficar confuso ou em apenas um bloco de texto com um único parágrafo”, afirma a professora Beatriz.

    ● Enquanto estiver fazendo a redação, concentre-se em sua estrutura. Ela não deve parecer um bloco gigante de texto; afinal, os parágrafos existem e devem ser utilizados. Mas se você não sabe usá-los muito bem, dedique um parágrafo para cada argumento listado no esqueleto.

    Publicidade

    ● E se bater dúvida na hora de escrever uma palavra? O professor Welington tem uma sugestão: “Substitua o termo por um de significado parecido. Por exemplo, em vez de usar o termo ‘exceder’, use ‘ultrapassar'”.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.