Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprenda a treinar seu raciocínio

Quer ser aprovada no concurso público? Então, descubra com os especialistas como driblar as perguntas pegadinhas da prova

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 11h57 - Publicado em 26 set 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dica: abuse de jogos como caça-palavras, sudoku e xadrez
    Foto: Getty Images

     

    Além das matérias exigidas no edital de um concurso, é cada vez mais comum – principalmente em provas do setor público – os candidatos serem submetidos a exercícios de raciocínio lógico. Sim, aqueles desafios que mais parecem pegadinhas.

    A nova forma de teste tem feito muitos se darem mal nos exames.”Não existe uma fórmula para estudar esse tipo de exercício, por isso muitas pessoas não conseguem atingir a pontuação mínima e acabam reprovadas”, afirma Bruno Villar, autor do livro Raciocínio Lógico: Teoria e Treinamento Prático (Ed. Método).

    Como estudar

    Para Villar, o raciocínio lógico exige muita preparação, pois é avaliado diferentemente pelas bancas que organizam os concursos. “Para estar alinhada às cobranças do grupo que prepara os problemas, faça as provas anteriores da mesma organizadora”, aconselha.

    Continua após a publicidade

    Conhecimentos básicos de matemática também são essenciais. “Treine sempre para pegar o jeito de solucionar as questões”, recomenda ele.

    Dicas poderosas:

    Trabalhe o cérebro no dia a dia

    · Se acha que fazer exercícios de provas anteriores não é o bastante para aprimorar o raciocínio, a neuropsicóloga Gislaine Gil e a neuropsicóloga Ana Carolina Cruz ensinam a treinar com atividades do dia a dia.

    · Abuse de jogos como caça-palavras, sudoku e xadrez: eles estimulam a capacidade de raciocínio e concentração.

    · Inverta a ordem das atividades cotidianas. Se você costuma acordar, tomar banho e, depois, café da manhã, faça diferente. Ajude o cérebro a não trabalhar no automático.

    Continua após a publicidade

    · Mude o trajeto. Alterne caminhos para chegar ao trabalho, levar as crianças à escola ou dar aquela passadinha no supermercado.

    Diminua as chances de errar na prova

    · Gislaine também ensina como elevar a margem de acertos nos concursos, sejam públicos, sejam privados. Os recursos apresentados por ela valem para desafios de qualquer matéria.

    · Desmembre as perguntas em partes. Tendo três cálculos para executar, faça cada um separadamente. Depois, basta juntá-los e dar a resposta final do exercício.

    · Leia a pergunta e destaque as palavras-chaves, resumindo suas tarefas. Por exemplo: some, encontre, divida…

    · Destaque algumas palavras como “e” e “ou” nas alternativas para não se confundir. É muito comum errar nas respostas por não se atentar a esses elementos.
     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.