Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os 7 mandamentos do cabelo saudável

Fios lacradores.

Por Lucas Castilho
Atualizado em 12 abr 2024, 15h08 - Publicado em 11 ago 2016, 15h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando o cabelo está saudável e lacrador não tem jeito: você percebe de longe. E para que os fios estejam sempre perfeitos, sejam eles crespos, lisos ou afros, alguns cuidados básicos são necessários.

    Publicidade

    Leia Mais: 14 péssimos hábitos de beleza para abandonar em 2016

    Publicidade

    Ok, eles até podem parecer óbvios à primeira vista, mas será que você está mesmo ~ligada~ em todas as etapas? A cabeleireira Denise Rozendo, Expert K do Studio W Campinas, explicou elas direitinho.

    Confira após o gif 🙂

    Publicidade

    1. Usa secador ou chapinha? Protetor térmico sempre!

    Publicidade

    //s.imgur.com/min/embed.js

    Continua após a publicidade

    Anote isso: o calor é um dos maiores inimigos do cabelo lacrador. Além de ser recomendado o uso de secadores com o bico, por exemplo, a 15 cm de distância da mecha, é indispensável a aplicação de produtos termoprotetores para evitar a opacidade dos fios, explica Denise. Um bom protetor térmico cria uma camada que protege e hidrata o cabelo. Ok?

    Publicidade

    2. Além, é claro, do protetor solar para os fios.

    Ei, já incluiu o protetor solar na sua rotina diária de beleza? Parabéns! Agora, o correto é que isso seja repetido nos cuidados com o cabelo. O sol é outro grande vilão porque, em excesso, danifica a estrutura dos fios, deixando-os frágeis, quebradiços e, principalmente, opacos. “O protetor solar atua como uma película que ‘encapa’ o fio, evitando as agressões dos raios UV”, diz Denise.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    3. Nutrição antes de dormir.

    Abusar dos óleos de coco ou vegetais, por exemplo, não é história de blogueira de beleza, não. Faz um bem danado, viu? Denise explica: “O uso desse tipo de produto à noite, principalmente, nas áreas ressecadas ajuda na reconstrução dos fios danificados”.

    4. Evitar lavá-los com água muito quente.

    Continua após a publicidade

    Já deu para entender como o calor não é nem um pouco amigo do cabelo, não é? E, sim, a gente sabe como um bom banho quentinho pode ser relaxante, porém, não é exatamente isso o que o seus fios sentem. “A água muito quente pode abrir a cutícula dos fios, tirando todo o brilho e a proteção”, conta Denise. Portanto, já sabe: deixar sempre o chuveiro na temperatura morna.

    5. Tirar as ~pontinhas~ a cada três meses.

    Pode parecer estranho dizer isso, mas cabelo estraga. E essa coisa de cortá-lo apenas uma vez por ano pode fazer com que, com o tempo, a parte danificada das pontas “suba” para o comprimento. “Ela precisa ir ao cabeleireiro de três em três meses, só assim os fios serão renovados”, finaliza Denise.

    Continua após a publicidade

    6. Ir ao salão hidratá-lo.

    De acordo com Denise, é indispensável fazer aquele visitinha ao cabeleireiro para hidratar os cabelos. “É claro que ela pode fazer essa manutenção em casa, mas lá no salão eles irão identificar qual a real necessidade da cliente e irão usar as ampolas corretas”, conta a Expert K do Studio W Campinas.

    7. Usar o xampu mais indicado para o seu tipo de cabelo.

    Continua após a publicidade

    Cabelos ressecados precisam de xampus específicos, assim como cabelos oleosos precisam de xampus para cabelos oleosos e assim por diante. A regra é clara.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.