13 segredos infalíveis para um cabelo crespo (ainda mais) fabuloso

Só as infos mais "bafro".

A verdade é que os cabelos crespos possuem, sim, uma textura mais frágil. De acordo com Claus Borges, expert da Redken, é tudo por causa do folículo capilar: “Ele é mais ovalado do que o fio liso, que é redendo. Daí é que vem a oleosidade”. E isso significa, cuidados especiais e alguns produtinhos específicos! Com a ajuda do Claus e do Aloisio Filho, especialista da Matrix, empresa do Grupo L´Oréal, a gente conta alguns segredos incríveis para um crespo (ainda mais) “bafro”.

1. Lavar dia sim, dia não.

Geralmente, por ter baixa umidade em sua fibra, o ideal é que cabelos crespos sejam lavados dia sim, dia não, como explica o Aloisio. Além disso, o legal é sempre dar preferência para xampus hidratantes e de controle. Anotou?

2. E cortar de três em três meses.

Sim, sua avó não estava mentindo quando disse que é importante sempre dar aquela aparadinha nas pontas para ter fios sempre saudáveis. “Cortar pelo menos de três em três meses as pontas ou remodelar o corte anterior são importantes para um bom crescimento e uma boa forma e definição para os cachos”, afirma Claus. 

Leia Mais: 14 péssimos hábitos de beleza para abandonar em 2016

3. Misturar sérum ao creme de pentear.

Vai dar um help na definição do penteado, além de colaborar para uma explosão de brilho e condicionamento.

4. Hidratação semanal.

Não hidratar é um péssimo hábito que a gente deveria deixar lá em 2015! E com o cabelo crespo não tem jeito, por ter uma fibra mais delicada, a hidratação semanal se torna quase obrigatória – para repor os nutrientes e mandar a oleosidade para bem longe. Aloisio recomenda as que utilizam óleos essenciais, manteigas especiais e ceramidas.

5. Soro fisiológico.

Dica mão na roda do Aloisio! Umedecer os fios com soro fisiológico antes de aplicar creme de pentear, pois ajuda a manter a hidratação e definir melhor os cachos.

Leia Mais: 15 mentiras sobre cabelo cacheado que precisam parar de ser repetidas

6. Reaplicar sempre.

Claus explica que, após aplicar os produtos adequados aos fios e secar, é importante “passar” novamente mais uma quantidade desses podutinhos. Dessa forma, o efeito será potencializado sobre os cachos.

7. Prefira os leave-ins.

Sabe aquela água que geralmente se aplica sobre os cachos amassados? Então, ela pode acabar ressecando os fios por motivos de cloro e minerais contidos nela. “A melhor solução são os leave-ins, que já são designados para isso, ajudam a formar os cachos novamente”, explica Claus.

Leia Mais: 5 coisas sobre transição capilar que você precisa saber

8. Evite o calor excessivo.

Fontes de calor que excedam temperatura a 180°C podem ser prejudiciais para o cabelo! Já considerou o uso de um difusor anexado ao secador? Além de secar, ajuda na definição dos fios.

9. Filtro solar? Tem que usar!

Não, filtro solar não é exclusividade da pele! Tem que usar na pele, claro, mas não pode esquecer de usar no cabelo também, principalmente, quando entrar em contato extremo com sol, mar e piscina, avisa Aloisio.

10. Prefira penteá-lo molhado.

Além disso, invista nos pentes com dentes largos, eles podem ser de madeira, carbono ou ionizados. Porque preservam a integridade física e eletrizam menos os fios.

11. Mas procure secá-lo um pouco antes de aplicar o produto de manutenção.

O excesso de água nos fios faz o produto diluir e perder seu efeito, por isso, Claus aconselha a enxugar os cabelos antes. Vale também investir em secar apertando com toalhas de papel, o que diminui o atrito e não eletriza os fios.

12. Tonalizante sem amônia.

Aloisio explica que no caso de cabelos crespos que desbotam por conta de relaxamentos ou desgate natural, a aplicação de tonalizante sem amônia, na cor natural, pode ser uma aliada. “Ajuda a preencher os fios e mantê-los no lugar que você quer”, afirma.

13. Invista numa iluminação suave.

Por fim, tá com vontade de dar uma renovada? Claus ensina um truque fantástico caso os cachos estejam escuros. “Investir numa iluminação suave em alguns fios. Tipo, tom sobre tom, ou mechas finas bem definidas. Isso da um brilho extra na forma e define mais a textura, iluminando o look”, conta.