Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Velha gay

"Em meio às suas tias, madrinhas, vizinhas, primas e conhecidas deve haver alguém precisando respirar", diz a colunista Kika Gama Lobo

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 jun 2021, 11h11

Muito se fala sobre o orgulho gay, mas quase sempre o protagonismo está nos jovens. A militância porém é antiga. Imaginar que a maturidade é o assunto em pauta, porque então se fala tão pouco sobre vida gay nos 50+?

Na minha família eu tenho uma tia octagenária que desde muito cedo optou pela vida amorosa com alguém do mesmo sexo. Tudo mega normal. Sem alardes, sem bandeiras, sem palanque. E cresci com ela tendo suas namoradas – muitas amigas da família até hoje. Mas fico pensando tudo o que ela não enfrentou para se impor.

Acho até que ela tem traços masculinos no andar e falar, mas que para mim eram parte de seu estilo. Ledo engano, né? Deve ter passado poucas e boas e se blindou do jeito que deu, afinal ela nasceu nos anos 40 e caminha, para quem sabe, atingir seu centenário como homossexual. Nunca disse pra ela que tenho imenso orgulho dela e de sua caminhada solo.

E hoje, vendo o novo alfabeto LGBTQIA+ entendo que precisamos debater a vida gay na pós menopausa e velhice e incluir sobretudo as lésbicas maduras – ainda mais excluídas e muitas ainda escondidas no armário – e libertá-las  através do tema da longevidade as que ainda precisam de coragem para expor suas opções.

Continua após a publicidade

Ser velha gay não é bolinho. É papo sério que merece lugar na sala de jantar. Aliás olhem em volta. Em meio às suas tias, madrinhas, vizinhas, primas e conhecidas deve haver alguém precisando respirar. Livre.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.