CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Cabelos com curvatura: penteados e cuidados para os fios

Conversamos com a especialista Mabel Garcia sobre os cuidados e penteados para as madeixas nessa época do ano

Por Sarah Catherine Seles Atualizado em 26 jan 2022, 15h19 - Publicado em 26 jan 2022, 12h15

O verão está aí e nada melhor do que penteados práticos e bonitos para refrescar as madeixas cacheadas, crespas e onduladas. A boa notícia é que fazer algo de diferente nos cabelos não precisa ser complicado. Conversamos com uma especialista para saber quais são as tendências, além de tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com os fios.

Mabel Garcia, expert em cachos e criadora da marca Raízesse, acredita que a beleza dos cabelos crespos, cacheados ou ondulados precisa ser valorizada com carinho. Sua missão como profissional é resgatar o orgulho e valorização dos cabelos naturais com foco na autoestima das pessoas, em sua grande maioria, negras.

Mabel Garcia
Mabel Garcia Raízesse/Divulgação

Cuidados

“Cabelos com curvatura tendem a aumentar o ressecamento no verão, por isso é superimportante aumentar a proteção dos cabelos e evitar a superexposição ao sol”, explica a hair stylist. Ela aponta que apostar em produtos finalizadores com proteção térmica e solar é essencial.

A especialista aconselha a aproveitar a versatilidade dos acessórios para cuidar das madeixas. “Os chapéus, lenços e turbantes também são excelentes opções para proteger os cabelos, além de conferirem mais estilo ao look.”

cabelos cacheados verão
Raízesse/Divulgação

Na limpeza, ela indica usar shampoos livres de sulfato. “Não precisamos de agentes agressores e superadstringentes. Um erro comum é usar shampoo anti-resíduos pensando que está tratando os cabelos [e não está].”

Além da proteção na praia e na piscina, o cabelo precisa de nutrição, reposição lipídica e hidratação. Mabel aconselha a investir em uma boa máscara nutritiva para dar mais brilho e maciez aos fios. “Invista em um bom produto, algumas máscaras podem ser usadas no lugar do condicionador, basta deixar agir menos tempo, e outras podem até permanecer nos cabelos”, explica.

“Desembarace os fios com delicadeza, começando pelas pontas e subindo em direção a raiz. Um erro comum é começar a pentear de cima para baixo, aumentando a dificuldade [e danificando os fios]”, ensina a especialista. 

Continua após a publicidade

penteado
Raízesse/Divulgação

Algumas pessoas costumam lavar as madeixas apenas uma vez por semana, mas Mabel explica que um cabelo limpo é mais saudável, tanto para os fios quanto para o couro cabeludo. “Lave sempre os cabelos e não deixe a sujeira aumentar em excesso”, aconselha.

Penteados

No calor do verão, os cabelos podem ficar pesados e não serem exatamente refrescantes, por isso apostar em penteados pode ser a saída para uma estação mais fresca. A hair stylist aponta que penteados semi-presos e/ou menos apertados estão em alta e podem ser uma ótima opção para o look praia ou piscina.

penteados cabelos cacheados
Raízesse/Divulgação

Mabel sugere ainda abusar de coques frouxos e tranças mais despojadas, que dão um ar mais despretensioso ao look.

tranças
Raízesse/Divulgação

Os acessórios são perfeitos para dar ainda mais estilo. Os lenços coloridos e estampados nos cabelos, faixas e turbantes feito à mão, como o crochê, são hits neste verão!”, afirma.

penteados cabelos cacheados
Raízesse/Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade