Vale a pena guardar cosméticos na geladeira por causa do calor?
Obrigatório não é, mas em alguns casos pode ser vantajoso, sim
Quando chega a temporada primavera-verão, é comum deslocar todos os cremes e géis cosméticos para a geladeira, pensando em poupá-los de possíveis estragos causados pelo calor. Não se trata de uma orientação que esteja escrita nos rótulos ou que seja ensinada pelos dermatologistas; é simplesmente um feeling de que isso é o correto ou algo passado de mãe para filha.
Mas será que realmente vale a pena abrir espaço na geladeira para esses produtos? Para entender melhor essa história, conversamos com as dermatologistas Christiane Gonzaga e Juliana Piquet.
Cosméticos manipulados x cosméticos industriais
“O que tem que ser colocado na geladeira são alguns cosméticos manipulados, independentemente da estação ou da época do ano”, conta Juliana. “Geralmente, quando há essa necessidade, é por causa do conservante da fórmula”.
Christiane destaca que os cosméticos industriais não precisam de refrigeração na maior parte do tempo porque seus conservantes têm componentes de segurança em relação a vários quesitos, entre eles a temperatura. “São produtos formulados para suportar temperaturas entre 5°C e 30°C com a garantia de que não serão prejudicados por micro-organismos e fungos”, diz.
Mas e quando a temperatura excede os 30°C – o que não é nada raro no Brasil? “Eles podem ser colocados em um armário de um cômodo mais fresco da casa. Se não houver essa alternativa, a geladeira é uma boa opção”, responde Christiane.
Benefícios extras do cosmético gelado
As dermatologistas explicam que a ação dos componentes de um cosmético não é alterada pela sua temperatura, mas o fato de o produto estar gelado pode trazer benefícios adicionais para a pele em algumas situações.
“Pensando nas olheiras: o ficar gelado pode ajudar fazendo uma vasoconstrição, ou seja, contraindo os vasos e ajudando a diminuir o inchaço na região”, diz Juliana.
Outro caso é no pós-procedimentos dermatológicos, como um peeling ou uma aplicação de Botox. Para Christiane, “um cosmético geladinho sempre é bem-vindo nessa hora, porque dá um alívio a mais para a pele”.
A dica vale, ainda, para o hidratante corporal pós-praia ou pós-piscina: gelado, ele traz uma sensação refrescante extra para a pele de todo o corpo.
E não há risco de contaminação?
Se estiverem bem embalados e fechados, os produtos de beleza não devem ser contaminados pelos alimentos nem afetar a comida dentro da geladeira. “Os testes para a aprovação de um cosmético são muito rigorosos. Ele não pode soltar componentes pela embalagem nem ter frestas que permitam a entrada de substâncias ou cheiros dos alimentos”, esclarece Christiane.
Por precaução, porém, é bom não deixar os cosméticos muito próximos dos alimentos dentro da geladeira (vai que um dia você não fecha um frasco muito bem, né? sempre pode acontecer). É melhor ter uma gaveta ou um compartimento da porta só para eles. Se a gente determina espaços específicos para as carnes e para os iogurtes, por exemplo, por que não guardar um lugarzinho para cremes e géis?
Nada de esquecer dos cosméticos da geladeira
Uma última ressalva sobre o armazenamento de cosméticos na geladeira é que você não pode esquecer que eles existem. “A gente vê que isso acaba impactando na adesão aos tratamentos. Muitas vezes, a paciente esquece e não usa o que tem que ficar na geladeira”, diz Juliana.
Por isso, caso você precise ou opte por colocar seus frascos e potes na geladeira, tenha disciplina; não deixe de se cuidar só porque os produtos de beleza estão na cozinha. Se precisar, fixe lembretes tanto no banheiro quanto na porta do congelador, combinado?