Entenda regras e expressões do futebol para fazer companhia ao gato. A Copa tá logo ai!
Seu amado é doido por futebol e você não sabe nada? Siga nosso manual e fique por dentro do assunto. Ele vai a-do-rar saber que você conhece a regra do impedimento!
Entenda tudo sobre futebol e torça junto!
Foto: Getty Images
Tira a mão daí!
O lance foi “mão na bola” ou “bola na mão”? Sim, são coisas diferentes. A primeira é quando o jogador dá um tapa proposital na bola – e é falta. A segunda é quando foi “acidental” – aí está valendo. Delicado? É por isso que o assunto dá tanta briga…
É falta pra cartão!
O cartão amarelo é como um puxão de orelha do juiz. O vermelho é um pé na bunda (expulsão!). Dois cartões amarelos resultam em um vermelho. Mas o vermelho também cabe a um jogador que não recebeu o amarelo se ele fizer uma falta muito feia.
Saiu… e agora?
“Lateral para o Vasco”, diz o narrador – e você fica boiando. É assim: se a bola sai por uma das linhas laterais do campo, o time adversário deve jogá-la de volta para dentro com as mãos. Isso é lateral!
Do cantinho
Quando a bola sai pelas linhas do fundo do campo, é meio confuso… Se foi tocada para fora pelo time que está se defendendo, é escanteio (cobrado lá da quina do campo). Silêncio: pode sair gol!
A vez do goleiro
Agora, se foi o time que está atacando que chutou a bola para fora, então é tiro de meta, cobrado pelo goleiro, da área dele (tiro = chute, meta = gol, entendeu?).
Troca, troca
Em jogos oficiais, cada time tem direito a fazer três substituições de jogadores. Em amistosos, as trocas costumam ser ilimitadas. Pergunte se seu namorado concorda com a decisão do técnico – ele vai a-do-rar bancar o entendido e explicar direitinho a opinião dele.
Nada impede
Atenção, porque essa regra é polêmica: no momento em que um jogador toca a bola para outro, pelo menos dois adversários (o goleiro e mais um, geralmente) tem de estar à frente do cara que vai recebê-la. Se não, é impedimento. Dê uma opinião certeira sobre isso e seu namorado vai ficar passado.