Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como afastar a ex-namorada do seu amor

Dicas para você cortar as asinhas da ex-namorada do seu parceiro, sem parecer chata ou vulgar

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 12h02 - Publicado em 30 jan 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você deve sempre respeitar a ex, da mesma forma como ela deve respeitar você
    Foto: Getty Images

     

    Reconheça os diferentes tipos de ex e saiba lidar com a situação
     

    A recente

    Como reconhecer
    Eles terminaram, mas a relação ainda não estava totalmente resolvida quando você surgiu na vida dele. Por sentir que o ponto final não está claro, acaba se sentindo insegura.

    Continua após a publicidade

    O que fazer
    Algumas pessoas têm dificuldade em romper laços. Por isso, às vezes precisam de um incentivo. A psicóloga Andreia Calçada recomenda cobrar um posicionamento do parceiro. Afinal, cabe a ele finalizar a relação. ”Não entre em disputa de posse”, complementa a terapeuta Marina Vasconcellos. Antes de fazer exigências, no entanto, certifique-se de ter estabelecido um vínculo com o gato.

    A marcante

    Como reconhecer
    Ela destroçou o coração do moço, deixando-o sem fé no amor ou nas mulheres. Vocês se gostam, mas ele não abre espaço para um novo amor em sua vida.

    Continua após a publicidade

    O que fazer
    Nesse caso, considere se você está mesmo disposta a ”curar” o rapaz. Está? Então deixe claro que você é diferente e deseja construir outra relação com ele. ”Se o trauma estiver empatando o relacionamento, incentive-o a procurar ajuda”, indica Marina Vasconcellos. Já o conselheiro amoroso Sergio Savian acha melhor afastar-se para que o rapaz sinta a sua falta – isso, claro, após ter se mostrado realmente interessada!

    A amiga

    Como reconhecer
    Eles se ligam, se encontram e conversam sobre a vida. Parece uma inocente amizade, só que os dois já dividiram a mesma cama.

    Continua após a publicidade

    O que fazer
    Para a psicóloga Sonia Belotti, é importante não se indispor com a moça sem necessidade. Se a amizade incomoda, deixe isso claro para o parceiro e sugira mudanças. Já a terapeuta Marina Vasconcellos acredita que o melhor é fazer com que a moça se torne amiga do casal – e não apenas dele. Assim, a relação não causará tanto desconforto. Mas nada de forçar a barra! ”Pergunte como seria se vocês virassem amigas e observe a reação do companheiro”, aconselha Sonia Belotti.

    A insistente

    Como reconhecer
    Ela não se conforma com o fim do relacionamento. Ainda o procura ou, pior: procura você. Liga, ameaça e arma ciladas para prejudicar a nova relação do gato.

    Continua após a publicidade

    O que fazer
    Evite confrontos. Afinal, a questão com a moça é problema dele. ”Transparência é fundamental. Se ela a procurar, ouça o que tem a dizer (pode até colocar o telefone no viva voz para ele ouvir!), mas não deixe que a ex interfira na relação de vocês”, assinala Marina Vasconcellos. Sonia Belotti aconselha evitar o tom de cobrança: ”Diga que está com dificuldade para lidar com ela e peça conselho sobre como agir”.

    A eterna

    Como reconhecer
    Eles estão separados, mas possuem uma ligação que vai durar pelo resto da vida: filhos. Por isso, quer você – ou ele – queira ou não, a moça faz parte da vida do companheiro.

    Continua após a publicidade

    O que fazer
    Nessa situação, é inevitável que eles se relacionem. Mas observe se a ex não está provocando situações para falar com o seu companheiro. ”Se ela estiver invadindo seu espaço, peça para ele impor limites, mas com bom senso para não parecer que está disputando com o filho”, recomenda Marina Vasconcellos. ”O moço compara as duas? Corte logo esse hábito”, aconselha Sergio Savian.


    Relacionamento à prova de ex

    . Conheça o rapaz antes de se envolver. Preste atenção no que ele fala sobre os relacionamentos anteriores e observe a relação dele com a mãe. Se for atencioso e respeitá-la, a tendência é agir dessa forma com você também.

    . Ele não mudará por você. Podemos mudar relacionamentos, mas dificilmente mudaremos as pessoas.

    Publicidade

    . Tente esclarecer qualquer problema imediatamente. Exponha seus limites. Agindo dessa maneira, ficará mais segura sobre seu papel na vida dele.

    Publicidade

    . Observe, pense e ouça com atenção antes de se posicionar. Não esqueça de considerar sempre o outro, pois o relacionamento diz respeito a vocês dois. Quando tomar uma decisão, faça isso com firmeza.

    . Tenha sempre em mente o tipo de relação que deseja. Assim, fica mais fácil analisar o relacionamento de vocês. Observe e ouça com atenção.

    . Lembre-se: você deve sempre respeitar a ex, da mesma forma como ela deve respeitar você. Não deixe o passado interferir no presente.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.