Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Paola Carosella faz homenagem emocionante a mulheres inspiradoras

Com as hashtags #MuitoGuapa e #mulheresempoderadas, a chef está contando a história de várias mulheres maravilhosas via Instagram e Facebook.

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 13h40 - Publicado em 7 mar 2016, 14h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • De forma simples e cheia de sororidade, a chef Paola Carosella – jurada do Masterchef – está fazendo uma série de homenagens no Instagram e no Facebook. Desde a semana passada ela vem postando fotos e contando a história de diversas mulheres inspiradoras. O bacana é que Paola não escolheu grandes empresárias ou celebridades e optou por falar de mulheres pouco lembradas pelo grande público, como a socióloga Amalia Fischer e a ativista Elza Santiago.

    Publicidade

    Os posts de Paola estão rendendo milhares de likes e comentários, o que prova o quanto vale a pena usar as redes sociais para iniciativas do bem! Dá uma olhada em quem são as mulheres que já foram lembradas pela chef (até o fechamento dessa matéria):

    Publicidade

    Maria Isabel Santos da Silva Freitas

    https://www.instagram.com/p/BCdHTZgyZ47/

    A primeira homenageada é a doméstica que trabalha com Paola há 15 anos. “Ela me ensinou a amamentar, me passou calma e me encheu de amor”, diz a chef no post. Isabel nasceu no Maranhão, enfrentou a pobreza e atualmente mora em São Paulo. Chegou a ser demitida por estar grávida e passou por muitas dificuldades, mas deu a volta por cima e hoje está montando uma pousada no litoral. Paola diz que Isabel é sua fada madrinha e que com ela aprendeu que “Ninguém é tão pobre que não possa ajudar; e ninguém é tão rico que não precise de ajuda”.

    Publicidade

    Ana Maria Massochi

    https://www.instagram.com/p/BCfsbk1yZyp/

    Continua após a publicidade

    Tal qual Paola, Ana Maria é uma portenha que trocou Buenos Aires por São Paulo e hoje é famosa por suas empanadas e outras delícias da culinária argentina. Socióloga de formação, foi perseguida durante a ditadura e precisou deixar seu país para trás aos 20 e poucos anos, viúva e com um filho pequeno. Há 35 anos comanda o restaurante Martin Fierro e hoje é dona de outros dois estabelecimentos na capital paulista.

    Publicidade

    Roberta Sudbrack

    https://www.instagram.com/p/BCiQ3YISZye/

     Foi eleita a melhor cozinheira mulher da América Latina no ano passado, mas começou sua carreira forma nada glamorosa, quando, aos 17 anos, inventou de vender cachorro-quente na rua para se sustentar. Passou perrengue, mas conseguiu ingressar na alta gastronomia e foi a primeira mulher a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, em Brasília. Hoje é dona do restaurante que leva seu nome, no Rio de Janeiro.

    Publicidade

    Valéria Maria Macoratti

    https://www.instagram.com/p/BCk1wHjSZ53/

    Continua após a publicidade

    É agricultora e presidente da COOPERAPAS, cooperativa que trabalha em prol da agricultura familiar sustentável, sem uso de agrotóxicos. Ela vive no interior de São Paulo e, através da instituição que ajudou a criar, auxilia 30 famílias na implementação do plantio orgânico. Ela também é defensora dos animais de rua e, segundo Paola, hoje cria 60 cães adotados em sua chácara.

    Publicidade

    Elza Santiago

    https://www.instagram.com/p/BCnabZOSZ70/

    É fundadora da Cooperativa Bordadeiras da Coroa, que dá auxilio a mulheres carentes no Rio de Janeiro. A criação do projeto surgiu da necessidade que a própria Elza e outras mulheres encontraram, por causa da pobreza e da falta de emprego. A cooperativa tem sede no Morro da Coroa e capacita mulheres através do bordado e da costura, para que elas tenham uma fonte de renda.

    Amália Fischer

    https://www.instagram.com/p/BCp_SH9yZ8Q/

    Continua após a publicidade

    É uma socióloga, ativista feminista e criadora do Fundo de Investimento Social Elas, que capta recursos para auxiliar instituições voltadas a mulheres carentes. A Cooperativa Bordadeiras da Coroa, por exemplo, é beneficiada pelo fundo. “Amália sensibiliza empresas e fundações, mostrando a difícil realidade da desigualdade profissional, as discriminações, os preconceitos e a violência sexual e doméstica contra mães, esposas e filhas”, conta Paola.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.