5 truques para valorizar a iluminação da casa

Encha a sua casa de luz (natural ou não) e traga mais vida aos ambientes

A iluminação é um fator essencial na decoração de um ambiente. Quando as aberturas exploram bem a luz natural, todo o espaço se enche de vida, pontuando melhor cada detalhe da arquitetura.

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Arquitetura da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, revelou que a presença de luz natural nos ambientes torna as pessoas mais produtivas, animadas e pacientes. Ambientes fechados e com pouca iluminação levam a estados de ansiedade e impaciência.

A boa notícia é que não é preciso reformar a casa toda para explorar melhor a luz. Algumas mudanças simples de decoração podem te ajudar a repaginar os ambientes. Veja só:

1. Deixe a luz entrar

Valorize as janelas do ambiente substituindo as cortinas de tecido pesado com tecidos mais leves e fluidos. Eles permitem que a luminosidade entre e deixam o espaço mais solar. Se a sala possui um pé direito alto, instale as cortinas bem acima do umbral, para valorizar a altura do espaço.

2. Invista em pontos de iluminação invisível

Em ambientes onde não é possível explorar a luz natural, saiba aproveitar com inteligência a iluminação artificial. Luminárias e pendentes transparentes ajudam a luz a se propagar com mais facilidade pelo ambiente, criando um efeito mais positivo na decoração. Spots embutidos também ajudam a manter o local iluminado sem evidenciar tanto a lâmpada.

Pinterest Pinterest

Pinterest (/)

3. Invista no branco com pontos de cor

Que o branco passa a impressão de amplitude no ambiente todos já sabem. Mas ao recorrer a esta tática é importante ter cuidado para não deixar o ambiente com cara de hospital. Insira alguns toques de cor na decoração, na tapeçaria, na mobília ou em flores e objetos decorativos.

4. Instale um dossel

Pendurar um véu fino sobre a cama ajuda a criar um ambiente acolhedor e relaxante no quarto. De manhã, quando a luz do sol entrar pela janela, o espaço ao redor da cama ganhará mais vida.

Pinterest Pinterest

Pinterest (/)

5. Traga verde aos ambientes

A presença de plantas na casa ajuda a dar mais vida aos ambientes. Até o banheiro ganha um ar diferente com um pouco de vegetação. Posicione a planta próxima à janela do chuveiro ou da banheira. Mas escolha com cuidado. Procure espécies de plantas que vivem bem em condições úmidas, como a samambaia Boston ou a dracaena. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s