10 dicas para economizar em época de crise

Em tempos difíceis, organize-se! Separamos conselhos que podem ajudar você a poupar mais

1. Anote tudo o que você gastar

Assim você identifica em que gasta mais. Coloque no papel quanto você ganha e todas as suas despesas mensais. Depois, vá adicionando aqueles gastos do dia a dia. No fim do mês, fica mais fácil de analisar o que pode ser cortado.

2. Busque programas de benefícios

Cadastre seus cartões em programas de pontos. Muitas marcas dão descontos que vão de serviços a eletrodomésticos.

3. Faça uma lista de compras

Antes de ir ao supermercado, anote tudo o que você realmente precisa. Quando vamos sem uma listinha, acabamos recheando o carrinho de tranqueiras e delícias. Assim, você compra o necessário e não comete excessos.

4. Negocie presentes

Pense bem antes de presentear alguém quando a sua situação financeira não vai bem. Conversar com seus filhos e parentes mais próximos é fundamental quando você não pode dar alguma coisa com a qual estava acostumava. Para não passar em branco, lembrancinhas são sempre bem-vindas!

Veja dicas para economizar da festa do seu filho!

5. Vá à feira

Aproveite as feiras de rua para investir em frutas e legumes. As promoções, na maioria das vezes, compensam mais do que os mercados.

6. Preste atenção nas taxas

Fique atenta a taxas de crédito bancário e cheque especial. Pense bem antes de se endividar.

7. Desapegue de rótulos

Que tal experimentar uma marca nova de molho de tomate, por exemplo? Às vezes estamos tão acostumadas com um serviço que nem nos damos conta de outras opções. Mas esta é a hora de arriscar. Busque alternativas em serviços, alimentos e vestuário.

8. Negocie

Para que continuar pagando a mesma franquia de dados do seu celular? Tente ligar para a sua operadora, por exemplo, e comente que você já é um cliente antigo e fiel. Quem sabe eles não dão um descontinho a você?

9. Contas à mão

Tenha em mente quanto você gasta de luz, água, telefone e serviço. Faça um apanhado junto da família e veja o que pode ser descartado ou economizado. Assim, você faz bem para o seu bolso e adota uma atitude mais sustentável.

10. Pague suas contas em dia

Mesmo que estiver apertada, fique de olho nas datas. Reserve o dinheiro com organização, assim você evita multas e juros. Alguns boletos também oferecem descontos para pagamentos antecipados. Fique de olho e boa sorte!